“Você tem medo do quê?” – UOL (2006)

O projeto aborda insegurança e violência no cotidiano da cidade. Neste projeto, Jaguaribe coletou depoimentos de mais de 2.800 internautas, em que relatavam medos, aflições e perturbações decorrentes do dia-a-dia na cidade. A partir desses dados, a artista, com a colaboração de Beatriz Bracher, produziu uma vídeo-instalação para recriar os relatos, os reinventando em pequenas narrativas. Cada vídeo da instalação tem uma estética própria, como se tivessem sido criados por diferentes autores. O trabalho faz dialogar, assim, fato e ficção.

"Medo"
Direcão e fotográfia: Claudia Jaguaribe
Edição: Claudia Jaguaribe e Michael Ruman
Trilha: Michael Ruman
Ano: 2005

Eles nem suspeitam da minha covardia, quando tenho uma crise ninguém percebe, sou orgulhosa, detesto gente carente.

Tenho medo de ficar sozinha, "sem chão para pisar", sem meus pais acho que minha vida ia ser insegura. Sem alguém para me defender e nem quem me mostre os caminhos bons. Quando meu filho tinha dezesseis anos foi a uma festa de formatura do colégio em que estudava, houve uma briga, sem querer acertaram um soco nele, foi parar no hospital, ficou com o rosto transformado. Desde então, toda vez que ele diz que vai a uma festa, só consigo dormir quando ele chega. Peguei medo de barata quando criança, fiquei pendurado em uma fossa e não podia me soltar, senão iria cair e me afundar na merda, então fiquei segurando na borda enquanto dezenas de baratas subiam pelo meu corpo. Por isso tenho pavor, medo, nojo. Nada me violenta mais que perder minha liberdade. Se me assaltam na padaria preferida, perco a preferência, sinto que perdi a liberdade. Nada é pior que isso. Passamos a evitar lugares, condições e pessoas… o mundo vai ficando pequeno e triste. Velhice. Procuro não pensar muito em como serei quando envelhecer, nem como minha filha está crescendo. Cada vez  que ela dá sinais de que está crescendo entro em parafuso e me dá uns apertos tão grandes no peito, uma sensação de que eu vou morrer de saudades daquele bebezinho. É tudo muito estranho. Acho que devíamos ter controle sobre tudo! Até o fim dos meus dias espero poder me sentir digna, inteira, autônoma. Não quero me tornar alguém dependente, restrita, alvo de piedade, desprezo, raiva ou impaciência. E se meu maridão puder estar junto a mim, então sei que me sentirei amparada, acompanhada, amada. de taturana, bicho cabeludo. - Não suporto ver taturana. Minha pele, meu sentido táctil se revolta. Tenho vontade de "sair" de dentro da minha própria pele.

Para onde eu vou quando morrer?

Morrer sozinha e ninguém me achar. Medo que meus pais morram antes de mim. Vê-los sendo enterrados e saber que no dia seguinte eu não vou mais escutar a voz, sentir o cheiro, ligar na hora do almoço para saber se está tudo bem e a mãe atender. Medo de ficar só sem minha mãe. Tenho medo mesmo é de morrer. Colecionar objetos de outras décadas me acalma, mesmo assim estou sujeito ao risco de perder, ontem perdi uns óculos da década de 10 e foi péssimo. Sei que um dia vou ficar velha e vou morrer. Às vezes me pego chorando com medo de morrer, tenho pânico da morte. Medo de viver muito. Medo de morrer sentada na frente da televisão com o controle remoto na mão. Chego em casa e ligo a televisão, rádio, quase todas as luzes para espantar a solidão. É uma sensação estranha, de impotência, de fraqueza, parece que o tempo pára e você só vê aquele inseto, a aranha se mexendo com movimentos lentos e pronta para lhe atacar. Uma das coisas que mais me assusta é o fato do inseto ter oito pernas, é horrível. Fui mordida por uma aranha armadeira quando morei no Pará, a dor é horrível e quase morri de insuficiência respiratória. É como se todas as minhas fraquezas estivessem nesse medo, nessa aranha que me deixa impotente diante das coisas. Em 1995 meu pai teve câncer e eu desenvolvi um medo absurdo da morte. Em 2000, quando ele morreu, eu tive pânico e aí tudo piorou! Fiquei assim desde 1998, quando perdi um bebê e minha filha estava muito doente no hospital, não sei se foi por isso ou as brigas constantes com meu marido. A reação do meu marido é inesperada e violenta. Espero um dia que ele se conserte ou que eu consiga dizer tudo o que penso e assim me separar dele ou ele me respeitar. Tenho medo de conhecer meu pai, de morrer afogada e de ficar sozinha. Da dissolução da minha família.

 Eu ficaria muito grata se você conseguisse uma explicação pra mim, alguém que entenda o por que desse medo de atirar objetos.

Tenho pânico de final de semana chuvoso, de não ter um compromisso para sair. Chegar em casa e não ter outras pessoas. Tomo remédio para dormir, durmo todo sábado e todo o domingo. Vivo sozinha, longe da minha família, não tenho namorado, poucos amigos. Tenho medo da solidão. Estar solo sin amor y sin gente que te aprecie es muy triste. Eu sei que o único amor incondicional é o amor da minha mãe. Para ela, não importa o que aconteça, eu continuarei sempre sendo importante. Meu filho, que eu amo do coração, me consola, por não ter o amor de um homem. Só o fato de ligar para o meu pai e dizer para ele que o amo já me conforta. Mantenho um casamento com um homem do qual não gosto tanto, porque tenho medo de ficar sozinha. Preciso da idéia de que existe alguém por perto, mesmo que seja ele. A sensação de não poder confiar nos outros me dá tristeza, preciso de amigos verdadeiros, legítimos, o medo é não tê-los mais. I am getting true my 3th divorce right now and I'll probally get married again because I cannot see my self old and lonely. De não ser feliz após o dia vinte e seis de março que é o dia do meu casamento. Hoje eu tenho a certeza que é ele que eu escolhi, mas tenho medo que as máscaras caiam e eu não suporte a realidade de um relacionamento a dois. Tenho medo de casar com minha namorada e ser infeliz. Tem outra coisa: esses dias eu acordei ouvindo uma música que me fez lembrar de um grande amor passado… mas eu não posso largar minha namorada… pois tenho medo de ser ela a mulher da minha vida… Solidão na velhice. Envelhecer sozinho. Medo de não conseguir amar as pessoas, é como se não existissem sentimentos. O mundo está muito frio.

O pior é que eu não sei se tenho coragem de me matar numa hora dessas.

Sempre que venho trabalhar aqui no centro de Belo Horizonte, vejo um andarilho sentado numa esquina, já marrom. Tenho medo de não conseguir travar essa batalha diária e tornar-me marrom. Eu me sinto vivendo somente na superfície da vida. Quando me deixo levar pela tentação desse conforto asséptico que tira o sentimento de tudo, a tristeza vem fazer uma visita, visita de médico. E aí mergulho no que há de mais delicado na vida. Quando estou triste sinto a profundidade das coisas, os pequenos detalhes. A tristeza é meu anjo da guarda. A rotina me faz sentir seguro dos acontecimentos, pois o imprevisível parece estar sob o meu controle. Tenho medo de que a cadeira de um escritório me amarre para o resto da vida. Na verdade tenho muito medo de curvas, principalmente porque não vejo o fim delas, é uma coisa que a gente entra e não sabe como vai sair. Acidente de carro. Sinto a sensação exata de um acidente de carro, o impacto, a separação entre corpo e alma, a lentidão dos rápidos movimentos. O meu medo é quando estamos de viagem marcada, agora, nesse final de mês vamos para a praia, e a minha cabeça já começa a pensar! Será que vai ser tudo bem, será que vai acontecer alguma coisa, tenho muito medo de perder meu marido e principalmente minha filha que é a minha vida. Quando deito na cama passam muitas coisas na minha cabeça, eu começo a chorar, aí eu rezo e peço a proteção de Deus. Sempre imagino como reagiria se alguém da minha família ou o meu amor morresse. Imagino tudo, o acidente, a morte, o enterro, o que eu faria. E até choro. Depois fico com medo achando que posso atrair algo assim pra minha vida pensando coisas assim.

No momento tenho uma pessoa e estou com muito medo de ter que enfrentar a ausência dela, pois parece que está acabando.

Tem dias que eu sinto que a minha vida não importa, que não faria falta. Quando estou trabalhando fico com minha mente ocupada, quando estou em casa me sinto completamente sozinha. Tenho medo de ficar escrava dessa máquina, de, por não ter opção, ligá-la logo pela manhã, porque por enquanto é a única pessoa para quem eu posso falar bom dia. É horrível morar sozinha. Medo de não casar, de não ter uma família para me cuidar como a minha mãe tem. Ser casada não me protege da solidão. Ter amigos não me protege. Ter internet, telefone, tevê. Nada me protege. Neste instante sinto-me profundamente só e tenho muito medo. É frio e eu detesto frio. Eu sinto pavor ao ver um peixe. Pode ser no aquário, na televisão, ou até mesmo num desenho de gibi. Tenho 30 anos, freqüento a casa de amigos, baladas e procuro aproveitar ao máximo o que rola na sociedade e fazer parte dela. Mas algo me toca como se eu fosse cercado por toda essa gente e ninguém soubesse que eu existo. Não quero ficar só, tenho medo. Às vezes acho que quero me destruir por esse meio e me entrego a investidas sexuais perigosas, para ter medo, e depois me arrependo. Talvez tudo não passe de um simples jogo comigo mesmo. Não saio no quintal sozinha se estiver escuro, não entro em casa sozinha se não tiver ninguém, muitas vezes tenho a sensação de estar sendo seguida ou que tem alguém me olhando. Sinto medo de ficar largado no mundo sem ter ninguém. Ficar gorda, porque ser gorda é ser desprezada pela sociedade.

Não posso viver comigo, não posso fugir de mim, que meio espero ou que fim que sigo pois que trago a mim comigo tamanho inimigo de mim?

A vida é estranha e muito me amedronta. Minhas reações. Meus pensamentos. Vontades. Tenho medo do self. Gostaria de matá-lo. Medo de roubar, de ser um mau pai. Eu tenho medo de que as minhas mentiras sejam descobertas. Eu sou uma fraude. Não ser boa o bastante para novos desafios. Medo de ser ruim. Já não se pode comprar todos os livros, fazer todas as viagens, freqüentar todos os cursos, enfim temos que abdicar das experiências enriquecedoras e mantenedoras de nossa identidade cultural para lidar com a vida. Isso me apavora, pois não sei se terei instrumentos para interpretar e intervir em novos desafios. Obsolescência, o mundo caminha para uma integração e queda de fronteiras, terei condições de acompanhar isso? Não acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Ser superada pelos outros, principalmente no vestibular. De ficar de ano. Meu professor é muito rígido e nos passa um certo medo, pois não tem piedade de ninguém. (professor de Matemática). Não conseguir ser bem sucedido profissionalmente. Eu fiz opções erradas na minha vida. Eu já tenho 22 anos, se conseguir passar no vestibular vou acabar a faculdade com 28, e todos sabemos que já é uma idade avançada pra começar do jeito que eu queria começar. De não conseguir vencer na vida. De repente perceber que não há mais tempo pra recomeçar. Não encontrar a mulher que me complete. De sucumbir à preguiça e virar uma mulher medíocre. Permanecer, para sempre, pobre a anônimo. Tenho medo de ser medíocre na vida. Having a mediocre life. Meu maior medo é não ser alguém na vida. Não criar bem meus filhos, não sustentar minha família como meus pais batalharam e conseguiram fazer. Tenho medo da solidão. Barata e inveja. Barata e morrer sufocada. De los perros.

Gostaria de receber alguma ajuda para me livrar desse mal que me persegue.

Pessoas mortas. De coisas que não posso ver, mas que consigo sentir. Às vezes, quando me deito, antes de dormir, imagino que tenha algumas almas vagando no meu quarto. Aí me cubro com o edredom e isso me protege. Eu já vi várias coisas, inclusive mulher no sofá da minha casa, falei pra minha mãe e ela falou que uma semana antes também tinha visto. Trabalho em uma empresa de segurança. Há alguns dias aconteceram coisas estranhas aqui que me deixaram com muito medo. Nem queria mais voltar. Mas a necessidade de trabalhar é maior que o medo. Tenho muito medo de autoridade corrupta, do soldado ao presidente da república. Medo do presidente do país. Medo de polícia, político, de médico e advogado. Todos os dias tenho medo de envelhecer. Medo de abandonar crianças. Justiça, polícia, políticos, traficantes, advogados. Tenho medo da língua do povo. Trair e ser traída. Caminhar por uma cidade tão dividida socialmente, miséria, exclusão, tráfico de drogas e tantos outros problemas, me assusta. Existe uma bolha que separa as classes sociais. Os mais pobres cada vez mais indignados com a ostentação e os mais ricos cada vez mais isolados. Tenho medo de que a bolha estoure. Tenho medo da polícia. Eu tenho medo das pessoas com fome. Medo do preconceito racial contra o nordestino. Eu tenho medo de preto. Eu tenho medo de ser maltratada. O preconceito que sofremos quando somos pobres ou mulheres nos faz ter muito medo de se relacionar. Eu tenho medo de ser preso novamente. Não há nada que me proteja, vivo alerta dentro do carro, parada no farol ou no trânsito. Brigas e outras coisas que não me lembro no momento. Tenho muito medo de água. Me sinto muito mal quando alguém mente pra mim. Me sinto uma imbecil. Odeio isso. Sofrer por uma mentira é insuportável. Tenho medo de sapo, de ficar sem meus filhos e do meu pai.

Agora, por exemplo, estou digitando isso e sinto medo. Estou no meu escritório, olho em volta e nada me ameaça. Tudo está tranqüilo. Porém sinto medo. Uma fortíssima pressão sobre a região do peito e a boca seca.

Felícia um dia me disse que aquelas colheres de pau (com rostinhos desenhados) junto aos pepinos em conserva dentro daquele vidro eram nossas tias Berta, Laura e Fia. As três afogadas no óleo. Esperando pelo castigo. Solidão. Eu tenho medo do meu celular. Tenho sempre a impressão que meu celular, quando toca, traz notícia ruim, nada muito catastrófico, mas sim algum trabalho "incômodo", alguma reunião de família. Ultimamente tenho medo de algumas verdades que invadem a minha vida. Ser humilhada, moro em um país de língua inglesa. De lo que vendrá. Só me acomodo no passado. E cadê ele? Futuro. Ontem eu tive medo de hoje, e nada aconteceu. Tenho medo de pontes altas e tenho medo de viajar em avião. Até 3 anos atrás não tinha nenhum desses medos. Pavor de altura, estupro, assalto, morte, loucura. Tenho medo de tomar decisões erradas. Faço sempre as mesmas coisas. Mesmas combinações de roupa, mesmo penteado e mesmo caminho, mesmo horário. Para não ter que decidir várias vezes. não arrisco. Não arrisco, não erro, as pessoas não vão falar nada de mim e não vou parecer idiota. Errar. Eu, como mulher, não aceito perder nunca. Como sou muito tímido, a única maneira de manter relações sexuais é transando com Garotas de Programas, mesmo porque é mais fácil, sexo a hora que quiser sem enrolação, mas meu medo é contrair Hiv. Eu tenho medo de fazer uma coisa errada no meu trabalho e ser demitida. Medo da loucura.

Muito obrigado por terem deixado eu desabafar, pois hoje mesmo é um dia que estou sofrendo muito com esse meu grande problema.

Ficar sem mãos. Se eu não tiver mãos eu não faço música e não toco minha guitarra nem meu violão. Medo de viver ao lado de uma pessoa por muitos anos e quando chegar no fim da vida perceber que ele não era o amor da minha vida. Meu maior medo é criar um filho para depois não reconhecê-lo. Medo dos meus pais acharem que sou um filho desnaturado. Temo por meu filho, tenho medo que um dia ele entre nas drogas, ele tem apenas 8 anos. Tenho medo de chegar ao final da vida com um sentimento de impotência e de culpa por não ter conseguido educar convenientemente a minha prole. Medo de acontecimentos trágicos familiares, uso de drogas pelos filhos, doenças que paralisam e nos tornam dependentes. Solidão. Morte. Medo de não dar conta do recado. Diante do novo, o medo da rejeição arrefece. Porém, à medida que o novo vai se tornando "familiar", criam-se as expectativas, criam-se parâmetros, criam-se sentimentos. Medo do desconhecido. Medo de ficar desempregada. Nunca tive medo do desconhecido, isso me excita, me dá mais ânimo de vida. Dormir e acordar sem ter com quem conversar, para quem contar como foi o seu dia. Acho que o meu cachorro é o que me impede de virar uma louca que fala sozinha. Ficar louca. Tenho casos na família e não me sinto alguém equilibrada. Por isso tenho medo. Loucura e pobreza. Ficar travado em uma cama, prefiro a morte. Morte. Da imobilidade física e mental. Sinto que se eu for uma pessoa alegre, receptiva e extrovertida minha dificuldade perante o novo e alguma defasagem de conhecimento será pouco notada, simplesmente dirão, ela deve estar brincando. Eu tenho medo da depressão.

Posso morrer quando achar que devo.

Tengo miedo a no poder ser feliz. Creo que se debe a que en mi entorno, no muchas personas puederion lograr ser felices, y porque creo que es algo que no solo depende de mi. Sociedade. Vivi até meus 19 anos na mais absoluta miséria, minha casa era de tábua de caixote de feira, não tínhamos banheiro e de manhã meu café era água, fubá e açúcar. Comecei a trabalhar com 13 anos, minha casa, volta e meia, era invadida por PMs. As pessoas mais velhas sempre me aconselharam a estudar muito, e eu estudei. Meus amigos da adolescência tinham tênis de marca, várias namoradas e eu sempre trabalhando e sobrevivendo com o preconceito, nunca consegui namorar uma menina da minha cor, na favela elas só queriam namorar os bandidos do comando vermelho.Fiz um curso técnico, depois a faculdade e aos 24 anos de idade passei a ganhar R$ 6.800,00 por mês. Hoje, com 28 anos, ainda continuo sendo discriminado pela sociedade, agora por todas as classes sociais. As pessoas da classe média não suportam ver um pardo ou preto bem sucedido, as pessoas da classe pobre de minha infância não evoluem, as meninas preferem se relacionar com bandidos, e as mulheres da classe média só dão valor ao dinheiro e à beleza. A mulher de hoje escolhe tanto que chega a dar nojo. Baratas. Só me sinto seguro quando consigo matar o inseto, quando sei que por baixo de um sapato ou chinelo é impossível o inseto continuar se movendo livremente pela casa. Medo de ficar só. Conheço algumas mulheres que estão sós, e sinto que elas são mais amargas. O olhar revela os sentimentos de todas as pessoas. Eu tenho medo dos objetos no escuro. Quando eu acordo à noite e vejo a cadeira, parece que é um monstro. Bonecos e ursos de pelúcia e palhaços com olhos expressivos.

Ser uma boa pessoa não garante proteção na vida real.

Afinal, o que faz sentido nesse mundo? A namorada pede tempo no namoro; sua amiga te indica um psicólogo; você acha que é mal pago, mas tem um monte à sua volta no escritório que adoraria estar no seu lugar; você chega em casa e sua diversão é a tevê ou a internet; entra no elevador e ninguém dá bom dia; o Orkut virou um pesadelo, com gente perguntando por que não responde o scrap dele, por que tá "single" lá, gente que constrói relacionamento pela internet sem nunca ter visto a pessoa e entra numa neura de achar que pode fazer o que quiser e arruinar a vida do outro se ele não corresponder às expectativas, ou te sacanear bastante, colocando uma foto de pinto e dizendo que é seu; a namorada diz que ainda gosta de você, mas que você tem que estar bem consigo mesmo antes; a psicóloga que sua amiga indicou é especialista em psicodrama, o que me faz imaginar que eu farei algum tipo de jogral quando chegar lá, ao invés de deitar no divã. Não é São Paulo que não faz sentido; nada faz. Morrer afogada. Desde criança eu sonho que a água está acabando e a minha mãe, com medo de ficar sem água, começa a encher uma caixa d'água, só que ao mesmo tempo eu estou dentro da caixa, e quando está para transbordar eu acordo. Morrer afogado. O que me angustia é o fato de entrar água em meus pulmões, a dor deve ser imensa do fluido entrando nas vias respiratórias sem oxigênio. A cabeça deve ficar pesada, ou ter a sensação que vai explodir. Não tenho medo de morrer, mas sim medo de como vou morrer. Também tenho medo de perder minha namorada que na verdade não é apenas mais uma e sim a mulher da minha vida inteira. Sei que todos vamos morrer, mas queria morrer e pronto. Tenho medo de sofrer na morte.

Ninguém sabe que eu existo. Não quero ficar só, tenho medo.

 Não quero ficar sozinho, gosto de ter sempre alguém pra conversar. Morro de medo de ficar sozinha e por isso saio de balada e beijo bastante. I’am a person who always has friends and family surrounding me. My worst nightmare would be to be alone, i like waking up to noise, i like seeing people. A minha proteção contra a solidão é a juventude. Sendo jovem eu vou atrás daquilo que alivia a solidão, pessoas que ainda não encontraram a parceira ideal. Mas quando eu for idosa, isso já não ocorrerá mais e então a solidão vai me dominar. Solidão. Eu tenho medo de ser abandonada, mesmo que seja por um bom motivo, por algumas horas, quando as crianças vão para a casa do pai no fim de semana, quando o namorado atrasa ou não vem. Já bebi, fumei, chorei, arranquei os cabelos e hoje tento cozinhar para me distrair! É o trabalho que me proporciona o convívio, a interação; é através do trabalho que me sinto seguro para manter a estabilidade, a dignidade de, mesmo só, não estar sozinho. Uma pessoa que passa dos 40 anos já não serve mais para o mercado de trabalho. Estou em São Paulo há 3 anos praticamente sozinha. Comecei a trabalhar de doméstica, e graças a minha grande determinação, já trabalho em um escritório de advocacia. Perdi minha avó paterna em 16 de fevereiro, e vi o quanto tenho medo da morte, daqueles que amo. Isso me leva a crer que isso é medo de solidão. Pequenos animais peçonhentos. Animais que podem esconder-se em lugares pequenos e, quando você menos espera, podem te ferroar, morder ou picar. Aranhas, escorpiões. Vivi dois anos na Alemanha e lá não sentia medo. Quando voltei, há quatro meses, senti um pouco de pânico, pois não podia sair à noite nas ruas. Baratas, lagartos e outros animais rastejantes. Rato, morrer e solidão.


Eu tenho medo

É como viver num labirinto. Não sei qual é o caminho.
É assombroso não poder enxergar o que está à frente dos olhos. Escuridão. Tenho medo de ficar sozinha nesse mundo. Tenho medo de ficar sozinho. Tenho fobia do escuro, meus gritos são aterrorizantes. Minha mãe, quando eu era pequena, e hoje meu marido, guardam velas sempre perto, lanternas. Não gosto de ficar em breus, pelo menos um vaco de luz tem que haver. Solidão no escuro é ruim, é vazio. Fico imaginando coisas bisonhas pulando na minha frente. A luz me permite ver. A cada dia que passa, percebo que estamos caminhando para o fim, a palavra tem que se cumprir, não há saída. A cidade, que é linda, não me livra da tristeza da solidão. Alguns lugares em São Paulo são muito sinistros. Morei na Rua Prates, no Bom Retiro, por diversas vezes andei por aquelas ruas à noite. Ficava apavorada. As árvores do Parque da Luz são fantasmagóricas à noite. Qualquer lugar é bom pra mim, menos a minha casa. Quando estou recolhido no quarto é quando me sinto mais só. Me sinto preso. É tanta violência e absurdo fora, que minha casa me parece com uma gaiola de passarinho. Não consigo olhar um passarinho, tenho nojo, vontade de vomitar, e quando eles voam fico com medo. A cidade de São Paulo é imunda. Há insetos gigantescos nas calçadas e na rua, principalmente em prédios antigos, onde moro. Tenho medo de acordar e ver milhares de baratas invadindo o meu apartamento, tomando o meu lugar.

Nunca contei isso para ninguém antes.

As pessoas são cruéis. Observo que as pessoas que me rodeiam, inclusive parentes, sempre tem uma alfinetada na ponta da língua, para te magoar, ofender. Este fato me deixa doente e eu procuro me afastar cada vez mais das pessoas. Solidão. Altura e mar. Não ver o fundo do mar. Tenho medo do mar, de entrar e ser tragada por ele. Tenho medo de não ter meus pés no chão. Acho o mar sinistro. Ele funciona como um ser humano. É calmo e calanto e ao mesmo tempo pode te engolir e ser traiçoeiro. Tenho medo dos pensamentos das pessoas. O mar profundo é como se fosse outro planeta, sem ar e com criaturas diferentes de mim. Tenho pavor de quem mente. Meu marido está chegando a uma idade bastante avançada, e muitas vezes fala as coisas e, em seguida, fala que não falou nada daquilo e aí se põe na retaguarda e fala que sou eu que estou inventando tudo. E isso me magoa muito. Não entendo por que ele faz isso comigo. Realmente sou um pouco ingênua, assim como um golfinho. Não consigo conversar com pessoas melosas e pegajosas. Tenho medo dessas pessoas que te sorriem o tempo inteiro. As baratas são a materialização dos pensamentos negativos de todas as épocas da humanidade, elas não são físicas, são astrais, uma dimensão em que o pensamento cria formas. Tenho medo dos prepotentes. Quando um cachorro olha para mim é como se ele fosse pular em cima de mim, os dentes, o jeito com que eles mostram os dentes, e sempre parecem ser imprevisíveis. Homens desconhecidos na rua e de cachorros soltos. Sempre gostei de caminhar ou correr sozinha e várias vezes fui agredida com palavras obscenas, seguida e também agredida fisicamente por homens. Solidão.

Será que é porque amo demais?

Tenho medo de perder a Gisele. Hoje eu tenho medo de perder minha noiva que eu amo muito. Morte. Não quero perder quem amo, minha vida acabaria. Parece banal, mas não sabia que perder um grande amor doía tanto, somos gays. Eu perdi meu namorado porque eu estava sendo ameaçado de morte por uma pessoa que o meu namorado denunciou. Essa pessoa ameaçou tirar dele aquilo que ele mais amava. Por me amar, ele me deixou. Eu tenho medo de perder pessoas que amo. Preferiria morrer um segundo antes. Pode parecer infantilidade, mas é a mais pura verdade. Sem ela o mundo pára, o coração dispara e minh'alma do corpo separa. É muito triste pensar que aquele "bom dia" pode ser o último. Minha mãe foi assassinada dentro de casa. Cobra, desemprego. Snakes and oceans. Gafanhoto. Pavor de galinha. Jacaré. No Pará há regiões em que a vida não vale nada. Basta se ter vontade e se mata. Tenho medo de ter um revólver na minha cabeça. Barulhos no meio da noite, armas de fogo e pessoas maiores que eu. Nós não ficamos 24 horas com nossos filhos. Sou um pai de família com filhos pequenos que dependem de mim. Perdi o meu pai que foi baleado e morto durante um assalto, tornei-me uma pessoa com medo de dirigir, sair, que aconteça algo com minha minhas filhas e marido. Medo que a violência atinja meus filhos. Nas grandes capitais há a violência não só de bandidos e marginais, mas também das pessoas que se tornam individualistas e passam a desrespeitar o próximo sabendo que estarão impunes. Medo de ladrão. Eu tenho medo de ladrão e polícia. A violência nos isola socialmente por medo de sair e nos mata de solidão. Tenho medo da solidão. Se eu não der uma pirada de vez em quando, a solidão chega num estágio insuportável. Aí saio na noite para ver gente, ficar com gente. Dentro de casa me sinto seguro, a casa é grande e bastante recuada da rua e escondida pelos jardins.

Eu tenho medo de me trair. Se eu me ferir, não sangrarei sozinho. Será um mar de sangue.

Meu pai me abandonava sozinha no escuro quando eu era pequena. Presenças ocultas. Algumas vezes me sinto como se estivesse sendo observado, porém estou sozinho em meu apartamento. Imagino uma luz azul irradiando-se de meu corpo, se expandindo e ocupando todos os lugares em que estou, sem deixar espaço para outra energia senão a minha. Tenho medo de ficar no meu quarto, só eu escuto vozes me chamando. Medo das coisas que sinto mesmo não as vendo. Tenho a sensação de nunca estar sozinha. Medo de ficar sozinha. Não gosto de ficar sozinho em casa, andar pelo corredor até chegar ao meu quarto é um pavor só. Tenho medo de entrar em casas antigas, eu entro e sinto a presença de pessoas que já moraram lá e isso me assusta. Demônios. Tenho medo de Deus. Ele está em todos os lugares vendo tudo que eu faço e isso me causa medo. Deus, medo de desapontá-lo. Eu tenho medo de recair nos meus pecados, voltar a me matar pecando. Eu tenho medo de fantasmas porque fantasmas são brancos e assustadores. Me sinto mais seguro quando estou debaixo do cobertor, não sei exatamente explicar o motivo, mas sinto como se nada viesse a me acontecer naquele instante. Escuro e nada que me tampe o rosto. Medo de não existir nada depois da morte. Tudo o que é ruim na vida é causado por monstros. Seqüestrarem meu filho. Medo de que minha família (principalmente esposa e filha) seja violentada. A impotência, humilhação e ira decorrentes de uma situação como essa é o que me faz ter medo. Medo do fim do mundo.

É um pouco estranho falar sobre isso e não sei explicar exatamente, eu achei que seria mais fácil escrever e me justificar, mas, na verdade, não está sendo.

Eu tenho um medo que mora em mim e às vezes parece que não conseguirei chegar onde meus pais chegaram, me tornarei uma pessoa pobre, sozinha.
Eu tenho muito medo também por ser gay. Sou gay e penso que o envelhecimento é ainda mais crucial, porque não há previsão de filhos, daquele que vai cuidar de você. Além disso, ser julgado por ser "um velho homossexual" me traz medo do ridículo. Ser homossexual jovem é encarado por muitos como moda. Ser homossexual e velho é encarado como repugnante, como escarro, como um dejeto, a podridão, que não tem nada a dizer. De ficar velha, gorda e sozinha. Tenho medo de preferir ficar só em vez de acabar meus dias com alguém do meu lado. Que descubram minha falhas, conta do banco no vermelho, brigas. Medo de falar o que sinto. Medo de passar vergonha em público, falar em público, meu rosto fica roxo, meu corpo inteiro treme e eu gaguejo ao falar. Odeio o meu corpo, a minha bunda grande. Eu tenho medo de fazer algo e me arrepender depois, pelo fato de ter 15 anos e a minha vó desconfiar de mim. Tem vezes que ela fala cada coisa, mas eu a amo muito pois ela está comigo e, se não fosse ela, eu e meus irmãos estaríamos na rua ou na Febem. Sabe, é que pelo fato da minha mãe ter aprontado, ela chega a desconfiar da gente, isto me deixa com medo de fazer algo "escondido" e ela tomar alguma providência drástica. Medo da minha própria fúria. Moro só há 25 anos e sempre fui muito independente, fazendo tudo por mim mesma. Hoje com 68 anos, tenho medo de perder essa independência e ficar a mercê dos outros. Doença, velhice, solidão, loucura, morte, dor, violência, perda das pessoas que gosto, falta de dinheiro. Borboleta. Quando vejo o inseto parece que vou morrer, tenho asma, sinto muita falta de ar, dor de cabeça, tontura.

Agradeço pela oportunidade de expressar esse meu problema que tanto me incomoda, estou perdendo anos de felicidade e curtição de minha única filha. Ela é maravilhosa e acho que é feliz. Gostaria muito de ter certeza.

Cheguei em uma situação crítica da doença, onde uma cena de violência em uma novela pode desencadear toda uma crise que culmina no mais puro pânico. É difícil não imaginar se amanhã terei ou não outra crise. E se eu tiver? Medo do medo, medo de perder as pessoas, de me perder de mim mesma. Medo de ter medo de sentir sensações ruins. Alguns me dizem que trata-se de uma fase, afinal estou com o pé no altar. De não conseguir manter meu padrão de vida após me casar. Principalmente do fracasso, como homem, como pai e como marido, acho o mundo de hoje extremamente perverso que engole quem não se prepara para ele. Ficar sem emprego e não poder sustentar a família. Tengo miedo de las catastrofes. Nunca me ha passado. Si uno ha vivido una experiencia aterradorasabe mejorcomo evitarla. No es mi caso. Quando viajo a Pelotas e passo por essas plantações de eucaliptos que podem ser vistas da beira da estrada, tenho de parar de olhar pois sinto muito medo. Meu pai tinha um sítio onde havia um bosque de eucalipto e na infância eu costumava ir lá, mas não lembro se tinha medo na época. Solidão. Segundo mamãe esse meu medo de altura veio da minha infância, pois como era uma criança gordinha eu vivia caindo do colo dos meus irmãos mais velhos. Me recordo que quando era pequeno, por volta dos meus 6 anos, brincava ingenuamente em um buraco tão pequeno que nem conseguia ficar de pé, feito para colocação de manilhas. Por mais que esse túnel fosse muito escuro e quente, não sentia medo. Hoje tenho muita dificuldade em entrar até mesmo em um aparelho de ressonância magnética ou em um elevador muito cheio e apertado. Morte.

Medo nesse momento de estar me iludindo de que alguém vai ler isso tudo.

Ficar sozinho. Solidão. Medo do medo. Chuva. Desde pequeno sempre morei em frente a um rio. Até uma certa época era um rio limpo, mas raso demais para qualquer pessoa nadar. Novos moradores foram criando instalações clandestinas de esgoto ligadas diretamente a este rio. Pessoas passavam e jogavam sofás, lixo, animais mortos. Quando chovia, o rio enchia e entrava em todas as casas, era triste ver a água suja, ratos e baratas dominarem o seu quarto. A cada chuva forte, todos nós perdíamos tudo. Não adiantava repor, na próxima chuva forte o rio encheria e ficaria tudo na mesma merda. Até hoje não consigo dormir em dias de chuva, não consigo passar por perto de um rio sem tremer. Na verdade já sou muito só e sofro com isto. Tenho marido (chato e imprestável), filhos que amo muito. Mas sempre tem as horas... e as horas em Brasília são muitas, profundas e doloridas. Quando de repente ficamos velhos somos rejeitados e marginalizados, condenados ao esquecimento. Tenho medo de não ser mais útil, necessária para a vida das pessoas. Atualmente estou sem trabalho. É uma loucura você ver o mundo, ver as pessoas e se ver como num filme, do lado de fora. Inatividade e dependência financeira. Tenho 51 anos, deixei uma empresa que não deu certo e estou velha demais para o mercado de trabalho. Eu tenho medo de ser esquecido, deixado de lado. Não tenho medo de errar, mas tenho medo de nunca acertar. De não ter tempo para corrigir meus erros. Medo de um dia não poder dar orgulho a minha família. Tenho medo de chegar no último dia de minha vida e pensar que não realizei nada, que minha marca não foi mantida, que não signifiquei grande coisa para ninguém.

Às vezes antecipo a dor para não sofrer mais depois.

Al dolor fisico. Depois que meu pai morreu criei um bloqueio para não sentir dor, acabo muitas vezes sendo fria. Não amar. Mar e água viva. Não ver o fundo. Dor e velhice. Ninguém gosta de velhos, todos os abandonam, não levam a sério e acham que só porque é velho, é maluco. Sangue. Eletricidade e gás de cozinha. Falar ao telefone e em público. Hospitais, essa engrenagem cruel que envolve laboratórios, especialistas, máquinas modernas e contas astronômicas. Eu tenho medo de você. Buraco de tatu. Não ser amada. De levar um não quando for pedir para ficar com uma menina, especialmente se for minha amiga. O sexo é a maior manifestação do Divino no ser humano. Tudo está em suspenso, existem mil novos tipos de doenças sexualmente transmissíveis e nosso desejo não diminui, parece que aumenta na proporção do risco. Será que é só comigo? Tenho medo dos meus sonhos. Ser internado em clínica psiquiátrica, já passei por isso antes. Quando eu era mais novo eu pensava no amanhã de uma forma mais alegre. Hoje as cobranças são grandes de todos em cima de mim,talvez por eu ter 20 anos e minha família querer que eu decida tudo que eu quero fazer na vida. Não sei nem mesmo o que quero fazer amanhã, acabo confuso com tudo e fico com medo de ficar doido. Medo de ficar doida e de não ir para o céu. Detesto ficar só. Meu marido e eu não estávamos bem, mas por mim ficaríamos assim só pra não acabar. Tenho medo de ficar sozinha, vejo sombras, como se alguém estivesse atrás de mim. Death, it is the ultimate destruction of our consciousness (perhaps). Morrer num acidente de trânsito. Morrer antes de criar minha filha. Não imagino minha filhota sem minha presença, sem meus carinhos, meus ensinamentos, meu amor. Morte.

Às vezes me pego chorando com medo de morrer.

Meu maior medo é do desconhecido, no caso, a morte. Tenho medo de morrer novo. Penso que os filhos só podem morrer depois dos pais, e não o contrário, e isso me deixa com medo, porque acredito que sem eles eu também não consiga sobreviver. Medo da minha mão morrer antes de mim. Morro de medo de morrer e descobrir que eu simplesmente não irei existir, como se fosse um e-mail que deletei, pronto, não pode ser só isso. Tenho muito medo desses momentos desprotegidos, descobertos, pois, quando estou com medo, o medo me abraça, parece gelar a alma e é muito difícil voltar à superfície. Após cinco anos trabalhando no setor de decoração e eventos, o stress e o trabalho intenso, passei a ter medo das próprias conquistas que eu havia sonhado. Foi algo tão desgastante que este medo transformou-se em pavor, era só o telefone tocar que eu tinha até taquicardia. Um horror a eventos, noivas, bolos, flores, esse pavor, ou esse medo só me abandonou depois que abri mão do meu sonho. Eu tenho medo de dormir com a porta do armário aberta. A los lugares cerrados, a ser mamé y, al mismo tiempo, a no serlo. Explodir por dentro por não conseguir expressar o que eu sinto. Tenho dificuldades em expressar o que sinto, sempre que tento me explicar as pessoas não entendem, parece que eu falo uma língua estranha, de outro planeta. Já tentei não falar, mas isso me faz ficar doente, fraca, perdi cabelo, vontade de comer. Tenho medo dos meus fantasmas, de enlouquecer, de ser seqüestrada e colocada num porta-malas, da maldade humana, de ficar paraplégica e dependente dos outros, de perder a fé na humanidade e achar que as pessoas e a vida não valem mais a pena. Tenho a intuição de que se eu praticar o bem, uma cúpula invisível vai me proteger, me dar mais coragem para vencer meus medos.

Eu tenho medo de não conseguir.

Me separei há oito meses de um homem que sei que não amo e não desejo mais, porém bom pai, honesto, que me quer bem, e me pergunto o que realmente importa além de termos alguém que nos queira e respeite? Tesão descomprometido? Os homens não estão levando muito a sério esse negócio de relação, pensam assim: se tenho mil, para que querer uma só. Tenho medo de não encontrar uma mulher para casar e ficar só no final da minha vida. Seria terrível não ter uma família composta por mim (filhos). Não tenho namorada e nunca namorei por mais de quatro meses (se é que aquilo foi um namoro). Não que eu seja muito exigente ou muito feio, é que a timidez é um grande obstáculo. Acho que enquanto eu estiver fazendo a faculdade é melhor evitar algum envolvimento, pois isso prejudicaria meu desempenho e eu ficaria muito mal se isso acontecesse. Tenho 20 anos e nunca tive um namorado sério, enquanto isso todas as minha amigas e as minhas irmãs já tiveram. O que me protege é a ilusão de que em breve vou encontrar alguém capaz de ser uma boa companhia... para estar sempre ao lado. Enquanto esse encontro não acontece, caminho como se na viagem guardasse o assento ao lado para alguém que nunca chega. Meus amigos são legais, mas eu me acho inferior a eles. Me acho inferior pelo fato de eu ser gordo, por não ter experiência em beijos etc. Eu procuro criar um outro mundo dentro do meu computador, fugir um pouco da realidade, esquecer de tudo o que está acontecendo comigo. Tudo está muito perigoso, é difícil  ir a algum lugar sem temer o que possa acontecer, acho que estou segura dentro de casa, mas quando paro para pensar noto que nem minha casa representa segurança para mim. Todos os dias são notícias de amigos contando algo que aconteceu, antes só víamos pela TV, agora está se espalhando, virou uma epidemia. Ninguém mais respeita ninguém, tudo está uma bagunça.

Não tenho com quem contar nem de onde tirar.

Cuando me quede sin trabajo hace ya casi 7 meses tenía un miedo terrible dado que todos los días iban despidiendo a algún compañero de trabajo. A falta de grana atrapalha tudo, principalmente a vida conjugal. Medo de morrer pagando aluguel. É muito ruim tomar conta de tudo, saber que se a gente faltar vai ser muito difícil. Hoje sou eu que tenho que cuidar de todos e sinto muito medo porque me sinto sozinha, meu pai não está mais aqui. Estou tomando a primeira grande decisão da minha vida, o que vou ser? Há duas semanas comecei meu primeiro emprego, "escraviário" em uma agência de comunicação. Ainda é cedo, mas tenho medo que um dia seja tarde.Eu tenho medo quando chega o dia 20, porque é a data do vencimento do meu cartão de crédito. Tenho medo de acabar meu dinheirinho. Eu tenho 9 anos e só às vezes ganho mesada. Às vezes esquecem de me dar uma mesada, porque meu dia é muito agitado e não tenho tempo nem para cobrar nem para receber. Quando ganho mesada, gasto comprando coisas desnecessárias como: cds, canetas, brinquedinhos inúteis. Às vezes perco o dinheiro dentro de casa. Ficar sem trabalho é muito ruim. Você perde a sua dignidade, auto-estima, muitos amigos se afastam, você fica até mesmo com dificuldade para ir e vir. Tenho medo do meu condomínio aumentar e eu ficar sem moradia. Tenho medo que a casa caia, não gosto de ouvir portas batendo, fico tensa. As coisas não acontecem só com o outro e constato que fazer a sua parte não é suficiente. O meu medo é de ser mendigo, ficar sem nada, sem ter o que comer, de não ter onde morar. Precisar pedir para comer. Às vezes dá vontade de jogar tudo pro alto, falar foda-se e tentar. Mas aí vem o medo de não conseguir emprego depois, de gastar muito dinheiro e ficar na merda.

Muito obrigado por perguntar qual é o medo de uma pessoa, desde já sou muito grata, tenha um bom dia!

A noite me assusta, as pessoas parecem estar possuídas, nunca são elas mesmas, algo vai acontecer. No escuro tenho a impressão de que alguém está me observando. Eu tenho medo de não conseguir. Errar. Medo de me fuder irreversivelmente. Tenho medo de voltar a andar, sou tetraplégico e preocupo-me com a possibilidade das células tronco revolucionarem a medicina. O que me protege é que sou dono do meu querer. Medo de sons e ruídos aleatórios que rondam minha casa! Tenho medo de me suicidar, de toques nos pés, de que meus desejos mais profundos se resumam a nada. Eu tenho medo de algo que não sei o que é. Às vezes meu coração bate forte, são tantos pensamentos rápidos que não consigo pensar em nada. Tenho medo de errar. Medo de panela de pressão. Medo do peso. Eu tenho medo da solidão. Quando meus pais foram embora eu fiquei sozinha em casa com 11 cômodos, à noite, na cama, senti que eu estava sozinha, parecia que só havia eu naquele quarteirão, parecia que só eu estava na cidade. Fui para a rua ver se passava alguém, me senti só na cidade, me senti a pessoa mais só do mundo. Noite. Baratas. Animais pegajosos. Velhice. Escuro. Tempestades. Borboletas e águas profundas. Galinha, urubu, papagaio, eles voam e bicam, eu não.Tenho medo de altura. A altura me dá sensação de poder. Não consigo dirigir, sou muito agressiva no trânsito. Eu tenho medo de morrer. Tenho medo de ficar sozinha. Basta tocar em alguém, sentir a pele de alguém, e me sinto protegida. Amo meu cachorro mais que tudo e mesmo assim tenho medo de ficar sozinho com ele, penso que ele pode me fazer mal. Durmo com a tevê ligada, programada pra desligar, e toda vez que ela desliga eu acordo e ligo de novo, tenho medo de ficar cego. Como viveria na escuridão? Quando chove à noite, eu durmo com uma lanterna para o caso de acabar a energia.

Tenho vontade de gritar.

Eu tenho medo das pessoas que não tem medo de mim. Pessoas que não me temem são as mais perigosas, porque são elas que podem me atacar sem ter receio de minha reação. Considero ela mais forte por não ter medo e ter coragem de me enfrentar. Gente que tem medo costuma ser traiçoeira. Sem eira nem beira, tornam-se pessoas pusilânimes e cegas ao mundo que as rodeia, carregadas de mágoas não curadas. É essa gente que ataca, destrói e corre morrendo de medo. Vontade de ficar sozinha, quieta em meu mundo, sem que ninguém me ache. Tenho medo de mim. Ter medo é sinal de saúde. O medo é um termômetro para o nosso limite. Meu medo é não conseguir parar de fazer as coisas que faço, e talvez fazer coisas piores. Sou explosivo e impetuoso, destruidor e auto-destrutivo, a falta de medo é meu maior medo. Numa guerra, se você perde o medo, diz-se que você está morto, meu medo é esse, talvez eu já esteja morto. Eu tenho medo de ter medo, não posso me mostrar frágil. O medo nos aprisiona. Ter alguma doença que me impossibilite de andar, trabalhar, falar. Tenho medo de ficar em uma cama, porque sou paraplégica, e sei o quanto é duro precisar dos outros. Hoje ando e trabalho com muita dificuldade, mas o meu maior medo é cair e quebrar uma parte do meu corpo e não poder mais tomar banho sozinha, ir trabalhar ou até mesmo pegar um copo d'água sem ajuda de terceiros. Não reclamo de nada que dê errado, pois aumentaria o meu medo. Temos que estar felizes no meio profissional para os projetos darem certo, no amor para termos base, na família, para darmos sustentação. A vida nos exige felicidade, sem ela, não é vida. Tenho medo de não ser feliz, preciso realizar algo especial antes de morrer.

Alguém vai ler tudo isso mesmo?

Tenho medo de não ser aceita no meio em que vivo por ser negra, é também por esse motivo que tento me sobressair em tudo que faço para não deixar que as pessoas me acusem de não saber nada por ser negra. Perder o amor e o brilho no olhar. Sinto medo de perder contato com minha filha que está morando em outro estado. Tenho medo da minha ex-esposa, ela é responsável e dedicada, mas complicada. Medo de que ela faça qualquer loucura que me proíba de vez de ter contato com meu filho. Hoje tenho 20 anos e meu pai me busca na faculdade todos os dias. Não me imagino sem eles, eu morro e mato por eles (meu pai, minha mãe e meu irmão). Minha família é meu tudo. Medo do meu ex-marido, do meu pai e de ficar presa a São Paulo. Homens são complicados, querem o poder e te prender. As mulheres são imprevisíveis, é igual a pit-bull, tá com você, mas não pode vacilar, se não o trai. Medo de ser traída pelo meu noivo. Medo de ser chifrado. Não sou mais um garanhão, às vezes falha, brigas constantes, mesmo assim não deixo de confiar nela, se me der mal, paciência. Medo de ser traído pelo meu namorado. Prefiro não apostar no outro, que pode e certamente me trairá se for colocado em situação de risco. Prefiro administrar uma certa solidão, a me ver correndo o risco de ser traído. Tenho medo da traição porque é como se uma faca tivesse entrando em seu coração aos poucos e, quando você percebe, ela já está cravada profundamente e isso dói muito. Raio, ele é muito rápido e forte para mim. Deus é que me ajuda dia após dia nessa luta contra aquela pessoa que você nunca viu mas que odeia você. A violência das pessoas. Nós não podemos contar com nossos governantes, são eles mesmo que matam, roubam e nunca se saciam. Posso contar somente com o criador do universo, Deus, para fazer toda justiça, e a justiça dele é terrível. Medo de que alguém entre na minha casa e me faça alguma coisa ruim.

Que aflição é essa que me leva a revelar-me, ainda que incógnito?

Inviabilizar-me. Minha compulsividade, meus desejos, ser errada, estranha. De cobra e do que machuca. Não sei lidar com a derrota. Não quero ser taxado de zé-ninguém. Rebaixo as minhas expectativas para não ousar, e assim não errar e não ter que lidar com o fracasso. Eu tenho medo de não me tornar um grande poeta, como eu sempre sonhei (na verdade, acho que é o meu único grande sonho). Tenho medo de depois de me formar não conseguir um trabalho na minha área. Tenho medo de fracassar como fotógrafo e como pessoa. Engolimos sapos sem tira-gosto para cagar princesas e nem por isso nos dão leito na eterna corte brasileira. Medo de não me tornar uma excelente profissional. Tenho medo de não ser bom o suficiente para fazer alguma coisa bem. O meu maior medo é de lagartixa, chego até a chorar de tanto medo. O meu medo é tanto que acabei parando num hospital com traumatismo na coluna. Morcegos pousados. Apesar de saber que apenas umas três espécies são hematófagas, e que eles só atacam animais dormindo, perco o controle na presença deles. Quando estão voando não há problemas. Não ser capaz de manter a família com o mesmo padrão, no futuro em curto espaço de tempo. Tenho medo de ter que começar uma nova vida sem a minha família. Não conseguir dar a minha filha o que meus pais puderam me proporcionar, sou dentista. Não realizar o projeto de vida para os meus dois filhos: estudarem em boas escolas incluindo faculdade, uma reserva de dinheiro para ajudá-los no início da carreira, um carro e uma moradia para cada um. Não me dar bem na vida. Repetir de ano na escola. Perder a prova do vestibular.

Eu gostaria de saber se isso é normal, ter medo de perder os pais.

Perder minha filha. Rezo ao sair e peço proteção para mim e minha esposa e principalmente para Ela. Tenho medo de um dia perdê-la. O maior bem que tenho nesse mundo. Peço a Deus que Ela tenha vida longa e que nessa vida eu possa compartilhar até o dia em que eu sinta confiança de que ela pode seguir sozinha e ainda melhor, se ver que Ela tem alguémao seu lado para protegê-la. Perder um filho ou meu neto de maneira trágica. Eu tenho medo de viver sem minha mãe. Às vezes me pego chorando como se ela já tivesse ido embora. Vocês devem dizer: isso é normal, perder a mãe, eu sei, mas o que eu penso é totalmente diferente. Por favor me ajudem! Solidão. Fui criada por duas mulheres, no interior de Mato Grosso do Sul, onde uma mulher é criada para casar e ter filhos. Isso me confundia muito. A minha carência desde que me entendo como gente era de família: pai, mãe, tio, tia, primos. Aniversários, casamentos, bodas, brigas. Tenho medo de perder pessoas e membros do corpo e de não ser capaz de assumir minha própria vida. Quando penso na possibilidade de ficar sem meus pais, marido, irmãos, fico desorientada. Não gosto nem de pensar (quero ir primeiro que eles). Choro só de pensar nisso (como agora estou chorando). Tenho horror de pensar em sair de casa com alguém dirigindo o carro, viajar para mim é uma tortura. Se acontecer uma situação em que eu imagino estar em perigo, eu até chego a unhar a pessoa que está ao meu lado. Eu tenho medo de ficar com meu carro ao lado de caminhão em estrada, tenho a sensação de um monstro maior do que eu e não tenho como me controlar. Medo da camisinha estourar. Medo de chegar em mulher, sou cagão. Tenho medo de beijar pela primeira vez e me sair mal. Eu gosto de uma menina só que eu tenho medo de falar isso pra ela.

Seja muito feliz no seu trabalho

Principalmente de dormir. Não consigo dormir sozinha quando sonho mal aí vou para o quarto da minha mãe. Dormir sozinha em quartos que ficam no fim do corredor de qualquer hotel do mundo. Quando eu estou num lugar e a chave está do lado de fora, eu sinto uma angústia muito grande, como se eu estivesse trancada naquele lugar, sem ter como sair. Elevador. Ser enterrado vivo. Que alguém atire em minha cabeça quando acharem que estou morto, me cremem ou me enterrem em uma cova rasa, sem nenhum monumento de concreto estúpido construído acima de mim. Já é ruim ser silêncio por silêncio, pior se for da escuridão. O silêncio me deixa triste. Medo de ser abandonada e esquecida por todos. Angustia de não poder mais viver no Brasil. No silêncio não produzo. Fico perdido quando estou sozinho, tenho muitos tiques e manias e faço coisas que não gostaria de fazer. Eu tenho medo da solidão e da morte, especialmente depois que me tornei mãe. Medo de assumir o papel de adulta, me protejo evitando situações em que as exigências emergem com maior pressão: almoços familiares, reuniões sociais daquelas típicas para saber do outro. Não quero filhos, mas cuido de animais de rua e tenho oito gatos, quero apenas um vida tranqüila, por que não posso ser uma folha levada ao vento? Tenho muito medo da morte, tentei até me fazer de morta, mas morro de medo, como vai ser, se vou  pensar, agir, morro de medo. E gravidez, talvez da forma  que é feito, o parto com cortes. O futuro dos meus filhos em um mundo onde o Canibalismo profissional será ainda maior que hoje. Só espero que eu e minha esposa estejamos criando bons adultos. Las alturas. No tiene justificación, todos los seres humanos tenemos miedos un tanto insólitos o tontos para el resto. Creo que se debe a la diversidad de pensamiento. Medo de mudar, de tentar, de conquistar, de destruir. Medo de morrer. Solidão.

Vou fazer direito? o que vou dizer? serei heróico?

Medo de mim mesmo. O nosso pior inimigo é o próprio umbigo. É por isso que todas as noites me cubro até a cabeça com a coberta. Sexo. Tenho muito medo de engravidar, todas as vezes acho que isso vai acontecer. De ficar sem ereção do pênis. Tenho muito medo de engravidar e ser "abandonada" por meu marido. De ele não me ajudar a tomar conta do nosso filho, continuar sua vida normalmente, sem abrir mão de qualquer um de seus compromissos, como o de jogar bola todos os dias com os amigos como faz hoje. Ter filho. Eu tenho um medo terrível de o tamanho do meu pênis não ser o ideal para satisfazer uma mulher. Tenho medo de transar antes do casamento. A bíblia fala que se você transa com uma mulher, você vira um só carne com ela, é como se tivesse casado, pois o casamento se consuma com o sexo. Fala também que você só pode se casar de novo se você for traído ou se o seu cônjuge morrer. Então, se eu transar eu tenho que me casar com a pessoa com quem eu transei, e se ela não quiser, e se foi com uma prostituta, na hora que ela me trair, eu posso ter outra, mas se eu transar com duas, tenho que ficar só para o resto da vida, pois os adúlteros não vão para o céu. Tenho muita vontade de ser mãe, mas como anda o mundo de hoje, não sei se seria capaz de educá-los como eu fui educada, tenho medo de perdê-los para a vida. Solidão. Tenho medo de não perceber se há algo errado em relação ao comportamento de minha filha única. Não consegui amamentá-la por medo de sufocá-la com meu leite. Não permitia que ninguém ficasse com ela longe de meus olhos. Hoje ela está com 15 anos. Meu casamento acabou há 5 anos. Meus sentimentos matrimoniais zeraram após o nascimento dela, pois só ela merecia a minha atenção. Durmo com ela até hoje, sei que me prejudico e prejudico a ela.

Gostaria de participar do projeto para dizer ao mundo que tenho medo.

Eu tenho medo do mundo, de ser engolida por ele, mas tanta vontade de ser algo e alguém maior. Tudo. Várias coisas. Passar por aqui e não viver. Medo do que mais a vida pode me aprontar. Quando eu tinha 7 anos, tive minha primeira convulsão na sala de aula, com 9 anos tive a segunda em casa, aos 11 anos foi a terceira convulsão, na praia. Até meu médico descobrir o que eu tinha realmente, foram 7 elétrons e 2 tomografias. Fui submetida a cinco anos tomando Tegretol. Quando completei 16 anos, a minha vista direita começou a ficar embaçada. Falta de dinheiro, SUS, tratamento com 7 colírios por dia, nada adiantou. Meu caso era irreversível pois estava com uveíte em estágio avançado. Agora estou com 20 anos e tenho medo do que mais a vida pode me aprontar. Eu tenho medo da vida, às vezes 1+1 pode ser 78 e isso me aflige. Viver é um tédio, uma obrigação constante, chata e confusa. Eu tenho medo da solidão. Tenho medo de sofrer, de viver, tenho pânico de que tudo de repente entre em pane, que eu perca o controle e não resolva mais nada. O medo me ajuda a controlar a ansiedade, o medo me protege, um bom e velho amigo. Eu tenho medo de, quando estiver cantando em público, eu semitonar. Canto na Igreja, e às vezes tenho que solar uma música, então fico nervoso e com medo do erro, infelizmente ele acontece e eu não sei mesmo onde me colocar, onde me esconder, me proteger. Então as pessoas que cantam comigo me ajudam cantando também. Eu tenho medo de ficar burro. Ficar fraco. Ficar rico. Ser feliz e não saber o que fazer depois. Só consigo encarar as aranhas se for para proteger de alguma forma meus dois filhos. Tenho tanto medo que já cheguei a largar meu filho de um ano e dez meses sozinho em uma escada com mais ou menos quinze degraus.

Não queria só amigos, mas queria uma pessoa pra mim... e eu acho que não vou ter.

O tempo vai dia-a-dia tornando essa possibilidade mais difícil e inatingível. Eu tenho medo de não ter alguém para olhar nos olhos e dizer eu te amo. Alguém que me ame de verdade, que não vai me mandar embora na primeira bobagem que eu disser, que vai ficar comigo nos dias frios, nas alegrias, nas festas chatas da minha família. O que pesa é a dor de não ter um amor. Sou de Recife e vim morar aqui por mudanças no trabalho. Tenho medo de peregrinar e não vislumbrar um olhar conhecido. Meu filho que nasceu aqui me protege desta sensação. Tenho dois filhos pequenos, que vão para a escola de perua escolar. Rezo todos os dias para que eles tenham uma vida tranqüila, para que possam ir e vir, protegidos de acidentes e da maldade humana. Pode até parecer ridículo, mas não gostaria que ninguém soubesse da existência do meu "segundo" eu. Ele é agressivo, violento, inconseqüente. Tenho medo de tudo que ainda não consegui vencer dentro de mim. Se eu fosse eu mesmo sufocaria os outros, pois não controlaria as vontades próprias. Por muito tempo tive muito medo de mim mesma, agora só de vez em quando. Sempre me envolvo com a pessoa errada. Acho que minha irmã vem usando drogas, não tenho certeza, e quando tocamos no assunto ela sempre nega. Hoje mesmo um pavor tomou conta de mim em acreditar na possibilidade disso ser verdade. Tenho medo de ser dependente de outras pessoas. Tenho medo da morte, por não saber o que vem depois, saber se tem outra vida, ou se tudo acaba aqui. E se pra onde vou será melhor ou não. Eu tenho medo de ficar cego. Ficar inválido. Medo de parar de pintar. Medo de mau humor. Do senso de humor divino.

Quando a mamãe viaja como hoje, por exemplo, me dá uma sensação horrível... parece que vou morrer e que é meu último dia.

Moro sozinho, longe da família, e sempre que fico sozinho em casa, não consigo, tenho que sair e ir para a casa de alguém. Medo de ficar sozinho, esquecido. Gosto das pessoas, preciso delas. Procuro me colocar em segundo plano para tentar agradar, a dor fica para mim, este é o caminho que escolhi. Morrer, é o meu medo. Nas aulas de ciência a professora falava sobre o buraco na camada de ozônio, a maneira como ela falava nos assustava, estávamos na quinta-série e eu comecei a ter medo, e isso é morte. Não gosto de imaginar como seria a morte, entro em dispersão, me dá uma agonia muito forte, ver-me não fazendo parte desse mundo. É estranho: não respirar, não sentir o vento batendo no rosto, ficar no escuro. Meu filho tem medo do escuro. No escuro não posso enxergar, tenho medo daquilo que não vejo. A luz me permite ver. Vivo tendo pesadelos que estou em lugares muito escuros, acordo gritando e chamando minha filha. O medo do escuro começou depois da separação, mas o medo de jogar objetos, eu sempre tive. É como se aquele objeto tivesse vida, e que ele sentiria muita dor. Depois que atiro o objeto, eu preciso tapar os ouvidos para não ouvir ele cair no chão. Tenho medo de cair em rio. Que me empurrem na linha do metrô quando o trem estiver chegando. Morrer queimado. Tenho medo de não conhecer meus bisnetos. Tenho medo da morte porque moro longe dos meus pais e sei que um dia alguém vai ligar me dizendo que aconteceu o pior.

Nomes

Claudia • Letícia • Renato • Sergio • Wellington • Eliomar • Patrícia • Sidney • IMS • Giselle • Adriana • Luciano • Rogério • Alexandre • Geisa • Vera • Flávia • Diego • Flávio • Tiago • Myl • Lilian • Dayane • Mônica • Gisele • Andréa • Max • Mauro • Aline • Isa • Gilberto • Maria Teresa • João Paulo • Fabíola • João Aureliano • Fernando Henrique • Paulo • Alexandre • Michelle • Luana • Graça • Ana Cláudia • Márcia • Valdir • Kelly • Luana • Neulza • Carolina • Frederico • Débora • Marcelo • Renato • Sara • Cláudio • Franck • Lucas Otávio • Gisele • Tadeu • Wagner • Julie • Silvana • Joelma • Juliano • Adelino • Luiz Rooberto • Giovani • Alexandre Luis • Silvana • Danielle • Mário Sérgio • Márcio • Márcia • Helbert • Roger • Rato • Erick • Amaury • Maria Cristina • Sidnei • Lilian • Maria Beatriz • Marcelo • Mariângela • Ricardo • Ivonete • Ana Lúcia • Joyce • Silvana Aparecida • Uarley • Rodrigo • Lislene • Alexandre • Eliane • Nívea Maria • Heloísa Fernanda • Taciane • Simone • Maria do Carmos • Mauricélia • Daniela • Cláudia • Aurélio • Flávia • Andréa Carla • Bruna • Célia da Graça • Raquel • Karla • Paulo • José Maria • Ariana Cristina • Neide • Sandra Aparecida • Débora • João Batista • Carlos • Alessandra • Adriane • Valéria • Psicótico • Deliana • Álvaro • Vivian • Regiane • Débora Fernanda • Elisângela • Sérgio Augusto • Cleomilton • Paula • Thaís • Fran • Danielly • Renata • Ana Rita • Ana • Nini • Telma • Alessandro • Carlos Alberto • Marina • José Carlos • Marcella • Juliana • Cláudia • Renilda Maria • Rô • Jonatas • Ana Carla • Gabi • Marta • Eliane • Valéria • Rosa • Fátima • Nádia • Nice • José • Fabiana • Cinthia • Anare • Marcos • John • Dalaine • Vicente • Jhonathan • Sidney Augusto • Donizetti • Manuela • Nice • Wanderley • Renata • Cláudia Augusta • Carlos • Deh • Luciano • Rita de Cássia • Leandro • Vânia • Ed • Aline • Gabriela • Marcos • Ricardo • Francisco Elinaldo • Amarildo • Carla Andréia • Edimara • Valéria • Pollyana • Alessandra • Carlos César • Fabiane • Merielen • Paulo • Jonathas • Fernanda • Maria Pio • Selma • Marcos • Niedja • Cristiane • Karina • Vanessa • Anita • Maurício • Jorge Tiago • Ruth • Renata • Cristiane • Renan • Thais • Angela • José Daniel • João Guilherme • Ricardo • Eduardo • Marcos • Ítalo • Mariana • Thiago • Sandra • Jussara • Davi • Raphael • Dayam • Ariana • Marcelo • Thaís • Joelma • Fernanda • Rogério • Rose • Raphael • Alexandre • Antônio • Lu • Joyce • Silene • Karoline • Denis • Patricia • Shyrleyde • Regina • Mayara • Luis Carlos • Danúbio • Maira • Clécia • Marcela • Paulo • Alair • Ângela Maria • Lucas • Ynara Maria • Hugo • Sheldon • Aline • Ricardo • Su • Cristiane Aparecida • Lilian • Eric • Victor Bruno • Tatiana • Nabel • Lizha • Marlete • Pablo • Dani • Wellington • Marinheiro • Rodrigo • Mário • Victor Hugo • Fátima • Marcos • Eden • Felipe • Marco Aurélio • Rafaella • Débora • Rosemary • Euro • Glauco Leandro • Eliane • Elisandra • Gilmar • Maria Albaniza • Juliana • Deborah • Priscila • Joel • Pereira • Wellington Augusto • Felipe • Giselli • Marcelo • Ana Cristina • Cristina • Carlos Alberto • Josiane • Gabriela • Paula • Álvaro • Ernani • Kemmily • Mariana • Larissa • Maria Eliane • Cesar • George • Rosane • Derlândia • Laura • Vanessa • Patricia • Renilton • Norma • Gustavo • Gabriella • Adriana • Patrícia • Úrsula • Rosane • Patrícia • Fabiana • Cristiane • Luciano • Ana Paula • Carlota • Ancherli • Miguel • Gislene • Iracema • Marcia • Luciana • Eduardo • Street Dance • Karina • Gislene • Bruno • Rubão • Jorge • Adriana • Alexandre • Cláudia • Micheline • Maria Antonia • Neca • Avelino Miguel • Neide • Kendria • Diego • Silvania • Paula • Herica • Ricardo • José • Joice • Sueli • Luiz • Sueli • Alessandro • Carolina • Bruno • Tainá • Valéria • Cristina • Rafael • Daniele • Bruna • Celso • July • Rafael • Hamed • Karoline • Eliana • Paula • Gi • Arkemi Maria • Cadu • Daniela • Vera • Renata • Michel • Rosa • Nívea • Mauro • Vanessa • Olinda • Humberto José • Marisna • Gilvana • Rick • Gabriel Luiz • Rivanda Martha • Reginaldo • João Batista • Edith Maria • Tatiana • Joelma • Juliana • Gabriela • Edmar • Eduardo • Luci • Eduardo • Wilma Lúcia • Luiz Augusto • Fábio • La Fleur • Ana Paula • Magda • Frank • Thaís • Patrícia • Márcia Cristina • Ludmila • Monaliza • Ana Rita • Estrele • Salgado • Ellen Maria • Samuel Henrique • Carolina Vanessa • Irene Aparecida • Lourdes • C. H. • Roberto • Elisabeth Aparecida • Angélica Aparecida • Tamára • Edna • Johnny • Wady • Ruth Maurício • Delma • Yolanda Simone • Ricardo • Cristiane • Michele • Claudia • Layanne • Roberto • Fernanda Aparecida • Sandra • Diana • Angela • José • Maria Denise • Dulce • Rogério • Paulo • David • Roberta • Fabiana Bento • Zila • Patrícia • Graziele • Gislaine • Ana Cláudia • Carlos • Roseane Cristina • FRN • Amanda • Juliana • Josefa • Jade • Pegasus • Beatriz • Giovanni • Esdras • Giane Pio • Silvia • Fernanda • Fernanda • Kika • Daniel Mário • Maria Aparecida • Valmir • José Luiz • Bruna • Arthur • Cristiane • Ivete • Talita • Beatriz • Lourival • Pablo • Fátima • Fátima • Ana Paula • Márcia • Silvia • Cecília Isabel • Marina • Viiane • Eliane Cristina • Patrícia • Mateus • Joana • Margareth • Telma • ATN • Renata • Carlos Alberto • Cássia • César • Jéssica Érica • Pedro Paulo • Edan • André • Juca • Cláudia • Antonio • Jamile • Francisco • Lucimara • Paulo • Paulo Eduardo • João Manuel • Cristiane • Jaqueline • Francinete • Telma • Daniel • Alair • Flávia • Bruno • Bernardo • Carlos Antonio • João • Pérola • Daniella • Ignacio • Orlando • Bruna • Lisiane • Paulo • Elisa • Eliomar • Roberta • Bruno • Agnes • Denise • Zoltan • Lindberg • Viviane • Sonia • Cristina Dias de Souza • Rosemary • Ricardo • Carla • Evanilde • Vívian • Cleotildes • Lídia • Silvia Helena • Edijane • Suellen • Gabriela • Roberto • Sidney • Meire • Josias • Esther • Giselle Rejane • Telma • Elyelma • Fernanda • Wagner • Julio • Castelo • Gabriel • Suelen • Lilian • Marília • Jairo • Solange Cristina • Regina • Sandra • Evelyn • Camila • Juliana Conceição • Ne • Fernando • Joelton • Andréia • Mone • Cacá • Hilda • Jesuíno • Stella • Jairon • Hudson • Márcio • Rosa • Francisco Augusto • Evelyn Renata • Rafaela • Flávia Regina • Piero • Rosana • Juliana Cássia • José Mário • Anna Maria • Murilo • Moysés • Lu • Kamile • Alexandre • Marcia • Vanessa Talitta • C. • Claudia • Claudiana • Saulo Henrique • Lilian Cristina • Sozinho • Cristina Márcia • Jaqueline • Vera • Vitor • Rebecca • Attos • Voronica • Esdras • Ana Paula • Edson Luiz • Antonio • Claudia • Vanessa Aparecida • Camila Maria • Claudio • Cecilia • Wendel • Simone • Renata • Paulo Henrique • Cláudia • Wanessa • Fredeane • Ractro • Lela • Daniele • Laziele • Saulo • Juliana • Cícero • Maria Cristina • Alexandre • Paulo Roberto • Maria José • Lia • Evandro • Julio César • Jurema • Vitor • Janice • Carmen • Joana • Dairon • André • João • Vitor • Maria Elisa • Cibelle • David • Leonardo • Marcos André • Marina • Rogéria • Rúbia • Esdras • Mirian Teresa • Su • Edison Marcelino • Werlon • Mariana • Christine • Monteiro • Valéria • Mirela • Gisela • Julia • Robson • Gustavo Antonio • Consuelo • Juce • Bruno • San • Lauir • Reicardo • Branca • José Ricardo • Claudia • Marcia • Isabel • Marcos • Ana Maria • Carolina • Marina • Miguel Angelo • Jefferson • Robson • Eliane • Marcos • Rafael • Karla • José Brasiliano • Neto • Elton Matheus • Thiago • Lucas • Raissa • Daniela • José Paulo • Manoela • Bárbara • Gilsemar • Renan • Ricardo • Leila • Erick • Aline • Pedro • Cremilda • Marcos • Mirna • Fábio • Thiago • Sérgio • Eduardo • Sofia • Paulo Renato • Aline • Beatriz • Eder • Fernanda • Maria Lucia • Alan • Ariane • Adriana • Alberto • Maria Carolina • Maria • Dora • Leonardo • Leonardo • Alcir Rubens • João Maurício • Ana Paula • Ve • Sérgio • Rosely • José • Monalisa • Lena • Jéssica • Carolina • Pedro • Aline • Cláudio • Brunna Tamara • Sergio • Z • Diogo • Gustavo • Luciano Augusto • Silvana • Rosi • Ana Karina • Renata • Rossano Kléber • Weeligton William • Jorge • Marco • Márcia • Tatiane Aparecida • Paulo • Lilian • Sandra • Henrique • Ruth • Débora • Sonia Cristina • Leandro • Paulo Rafael • Tania • Edson • Tata • Adriana • Anna • Marcelo • Artur • Flávio • Bianca • Dyego • Rita • Anna • Shade • Anderson • Madman • Cesar • Adson • Antonio • Célia • Marcos • Aksel • Antônio Cláudio • Otávio • Jéssica • Eduardo • Luas • Diego • Giselle • Sergio • Marcelo • Lívio • Luciana • Dalva • Karla • Giuliano • Michelle • Ibrahim César • Flaviano Aparecido • Osório César • Bianka • Patrícia • Bárbara • Mario • Weslley • Roberto Alessandro • Tatiana • Alexsandro • Mario Olimpo • Taiana • Drika • Galego • Luís • Mario Celso • Débora • Roberto • André • Alessandra • Diogo • Eduardo • Mariana • X • Cristiano • Marcus Rodrigo • Maria José • Denys • Isabel • Nara • Lucivando • Felipe • Sandro • Natalia • Esmeralda • Tutu • Jackson • Ale • Carlos Alberto • Grace • Tiago • Eduardo • Anderson • Idiota • Vera • Priscila • Rafael • Andrade • Alberto • Marcio • Paola • Rodrigo • Bárbara Thayanne • Elísio • Felipe • Adriano • Mayara • Norberto • Ariana • Marcela • Mariangela • Jorge • Jenni • Mariangela • Noiado • Cláudia • Rogério • Luanda • Maria Lígia • Felipe • Clara • Glauko • Thays • Gustavo • Vanessa • Rafael • Eu • Paula • Rosemary • José Alves • Luiz • Jociana • Manoel Carlos • Juliana • Maria Cláudia • Fernando • Carlos Edurado • Wagner • Antonio • Alberto Cid • Vicente Régis • Claudemiro • Manoel • Maria Fernanda • Santo • Angelo Marcio • Wanderson • Evelyn • Edna • Ivanei • Marcos • Caroline • Raquel • Daniela de Fátima • Simone • Renato • Maurício • Silvia • Fernando • Juli • Raphael • Rosely • Maria Paula • Leandro • Gabriel • Alda • Leandro • Vitalina • Caio • Cynthia • Fernando Thadeu • Luiz • Denise • Carolina • Cibele • Celeste • Valéria • Si • Rita • Denise Cristina • Drica • Marcelo • Sergio Antonio • Carla • Solange • Alderi • Reginaldo • Anderson • Lúcia Maura • Fabiano • Delma • Joceli • Camila • André • leandro • Anne • Patricia • Bianca • Julio Cesar • Marlei • Graciele • Pollyana • Alberto • Leonam Carlos • Cláudia Helena • Jesse • Maria Defensora • Amanda • Amábile Samanta • Alessandra • Alessandra • Angelo • (Vania Maria) • Anderson • Maludo • Salomão • Felipe • Eliana • Roger • (Jucielly) • Antonio Nelson • Tabata • Andreia • Guilherme • Eliane • Luciana • Edson • Daiana • João Cesar • Laís • Bárbara • Greicy • Leonardo • Aglaé • Adelson • Mariana • Cleide • Andrea • Tadia • Rosângela • Natália • Zoé Beatriz • (Vi) • Alda • Ebe • Alessandra • Neumira • Claudia Maria • Nelson • Lillyan • Julie • Helda Miriane • Malu • Marcia Cristina • Gladineila • Inaê • Álvaro • Jerônimo • Ronaldo • Renato • Robson • Maria Elisa • Fábio Alexandre • José Edison • Tismania • Christyane • Alex • Fernanda • Sandra • Cláudio • Valdivino • Anna • Letícia • Cleber • Dé • Octávio • Ana • Kleber • Tony • Suzi • Dani • Suelen Cristina • Érika • Talita • Rodrigo • Fabiana • Gil • Luiz • Bianca • Thiago • Paula • Geraldo • Eduardo • Patrícia • Sarah • Elizabete • Valerio • Josefa • Anna • Mathiel • Tina • Fábio • Ordália • Isabel • Gabriela • Rogério Rafael • Marina • Juliane • Cláudia Renata • Romeu • Diego • Lucy • Marcelo • Angela • Guida • Paula • Priscila • Robert • Marta • Valentino • Pauleco • Denise • Beatriz • Michelly • Israel • Ricardo • Frango Assado • Antonio Marco • Renata • Maria Helena • Alexandre • Karen Stephanie • Débora • Liliane • Adriano • Carla Patrícia • Maria Lúcia • Tucha • Valdomiro • Ana Carolina • Ricardo • Kátia • Alexandre • Tereza • Oflokinho • Talita Virgínia • Marcelo • Antonio Augusto • Cristina • Patricia • Elisângela Silva • Tatiana • Luciana • Michael • Lígia • Vitor • Tamara • Cláudio • Rosângela • Célio • Érica Cristina • Valéria • Débora • Leda • Cecília • Minalva • Luiz • Júlio • Clá • Josimar Aparecida • Daniele • Ricardo • Bárbara • Cezar • Kleber • Odette • Ana Carolina • Nanda • Isis • Edna • Solange Tadeu • Soma • João • Andréa • Maria Ester • Jude • Marcio • Márcia • Neusa Julien • Neusa de Cássia • Horácio • Rosana • Luis Antonio • Eliane • Manuella • Rodrigo • Maysa • Márika • Saulo • Andrea • Roniedson José • Swâmi • Alexandre • Tamires • Eliane • Romanan • Sig Cherry • Silvia • Francisco • Sandra Maria • Giselda • Roberto • Gabriella • Marisa • Denilde • Solange • Stela • Katia Elizabeth • Eliani • Paulo • Selma • Maria José • Lucia • Maria Lucia • Lany • Rosicleide • Paulo Roberto • Rick • Rogério • Lilian • Beatriz • Daniela • Claudia • Leise • Carla • Livia • Domichelli • Katia • Nego • Adriana • Barbara • Valkiria • Edfrance • Margot • Isa • Reggie • Mistério da Poesia • Solitário • Moacir Caetano • Tiago Henrique • Leo • Alexandre • Bruna • Marcelo • Maria Regina • Maria Rita • Marcelo • Jovana de Fátima • Claudia • Ricardo • Contra maré • Marta • Paulo • Jacy • Rodrigo • Francisco • Claudia • Maria Ligia • Jair • Adriana • Marta • Ademir • Daysy • Nelson • Nelma • Valter • Maria Rosa • Andréa • Wagner • Regiane • Vanya • Elizabeth Maria • Julio • Luciana • Edson • Jozeli de Fátima • Isabel • Valdelice • Nicelene • João • Joyci • Ana Claudia • Michelle • Kelly • Célia • Luana • Florival • Douglas • Cleunice • Vera • Marcos • Karina • Eduardo • Digelaine • Sandra Regina • Janaina • Monica • Catiane • Ana Maria • Luciana • Rubens • Ricardo Alexandre • Marcos Alexandre • Adriane • Maurício • Betinha • Leandro • Carla • Luiz Fernando • Felipe • Tiago • Alexandre • Marta • Vera • Anice • Thiago • Célia • Natália • Maria • Luciana • Luis Carlos • Josi • Haydée • Angela • Nadir • Luiz • Nelson • Simone • Karina • Tatiana • Rita de Cássia • Gabriela • Sueli • Maria José • Francisco • Eliane • Marcia Regina • Edimara • Beto • Jacira • Keyla Roberta • Renata • Mari • Márcio • Daniel • Ieda • Thais • Lucimar • Rodig • Ana Carolina • Paulo • Tatiane • Benedita Aparecida • Vera • Talita • Lyvia • Glenio • Haydée • Eliani • Luiz Henrique • Clesio Melo • Fabiana • Fabiana • Ana • Débora • Erandi • Merielen • Adriana • Sabrina • Josy • Adriano • Nicole • Márcia • Simone • Vívian • Sueli • Ivo Marcos • Patrícia Maria • Frank Willians • Camila • Vania • Rita de Cássia • Critiane • Paulo de Tarso • Ludmila • Jorge • Patrícia • Walrus André • Eliana • Márcio • Márcia • Maria de Lurdes • Nadya • Miranda • Rafael • Mariela • Nilceu • Denis • Aretuza • Amauri • Eduardo • Vanilson Luiz • Sônia • Gislene • Magui • Edalice • Clau • Carla de Cássia • Ana • Katlin • Paula • Ildo Francisco • Herika • Michele • Francisco • Melissa • Cínthia • Sara • Rafael • Maurílio • Marcos • Ramon • Maria Helena • Antonio • C.M. • Thania • João • Cris • Lucinéia • Valéria • Louise • Alan • Hayra • Frank • Camila • Maria Aparecida • Juliana • Ana Cecília • Sandra • Rejane • Camila • Erika • Elzi • Nilze • José • Andrea • Beni • Selene • Silvana • Davis • Larissa • Aline • Erika • Sueli • Luiza • Antonio • Perpétua • Luciana • Karina • Cristina • Toinho • Victor • Fernanda • Daniela • Eduardo • Tyler • Jacqueline • Leonardo • Rosângela • Daiane • Cynthia • Cristina • Wannessa • Montserrat • Raquel • Julia • Jacira • Clayton • Hidley • Fernando • Juliana • Fábio César • Nani • José Luiz • Fernando José • Tom • Leela • Fabi • Juliana • Clicio • Carla Fernanda • Suzana • Raphael Lúcio • Gabriela • Fátima Cristina • Luciane • João • Gisele • Alice • Ana Cristina • Marisa Aparecida • Andréia • Magda • Neide Amaro • Elka • Vanise • Carolina • Ferri • Leyla • Ricardo • Marcia • Penélope • Priscila • Sandra • Nadja • Cristiane de Fátima • Pétala • Eduardo Santana • Dickes • Ary • Gisela • Trinity • Luci • Henrique César • Ana Paula • Vinícius • Giovana • Renata • Bárbara • Maria Elisabete • Simone • Giulianno • Mari • Alexandre • Marcelo • Iva • Marcelo • Angela • Nélio • Douglas • Marcia • Monica • Angélica • Neusa • Rita • Iana • Fabiana • Thaysa • Lilian • Wilton • Paulo • Juliana • Paula Marina • Joseti • Antonio Augusto • Maria Andrea • Eder • Carlos Renato • Cláudio • Ana Paula • Ana Teresa • João Carlos • Jucikele • Tomaz • Eduardo • Marilda • Fábio • Alex • Myriam • Carla Regina • Maria • Elizabeth • Silvia • Maria • Joana • Meire • Martha • Francimary • Attilio • Alessandra • Antonio Carlos • Tatiana • Jeff • Roberta • Luiza • Rafael • Claudia • Pico • Zula • Renato • Lilian • Maria Augusta • Elisa • Bruna • Nancy • Tereza • Geraldo • Dora • Sylvio • Roseana • Suzana • Araceli • Sandra • Senshô • Marina • Alice • Cristiana • Ricardo • Margarette • Regina • José • Cesar • Ana • Bruna • Tânia • Denise • Leandro • Paolo • Cris • Marcos • Maria das Graças • Tiago • Luiz Felipe • Regina • Marcos • Felipe • Monique • Maria • Lydia • Lygia • Andrey • Henrique Ricardo • Tatiana • Ricardo • Cinda • Marcelo • Genny • Viviane • Ingrid • Marcos • Elvira • Edmar • Alessandro Ricardo • Agnes • Anderson • Suzana • Patrícia • Antonia Dalva • Dorinha • Marilia • Kátia • Fábio • Mônica • Juliana • Rodrigo • Giovanna • Mariva • Romina • Melissa • Antonio • Eduardo • Guedes • Jaqueline • José Roberto • Antonio Luiz • Vivi • Grazziela • Raquel • Marcia • Lucy • Juan • Maria Clara • Gisele • Nino • Virginia • Roberto • Rick • Marcelo • Irma • Jorge • Bell • Júlia • Susana • Clara • Gaby • Andre Luiz • Hector • Miro • Amanda • Jean • Fabio • Alejandra • Lely • Edna • Ricardo • Jose • Letícia • Márcia • Maximo • Walter • De Micheli • Luciano • Luther • Juan • Mônica • Tita • Monica • José Pedro • Emerson Alexandre • Marcelo • Eliane • Fernando • Florival • Rob • Sandoval • Alex • Gabriela • Andrea • Laura • Renato • Edney • Super Éd • Damiane • Beto • Izabely • Aline Bianca • Nina • Patrícia • Jimmy Michael • Renata Cristina • Arezza • Fredson Jorge • Ramon • Mayra • Milton • Giovana • Paola • Filipe Florêncio • Paulo • Vilma • Paulo • Roberto • Vanessa • Márcia Maria • Cibelli • Aléssio • Alexsandro • Rita • Helton Ricardo • Homero • Cláudia • Pedro • Aliandra • Cristiane • Paulo • Michel • Denise • Marco • Michele • Jamana • Camila • Fernanda • Renata • Sandra • Valéria • Edison • Pollyana • Sonia • Glomer • Flávia • Juliana • Vladimir Antonio • Wellington • Marcela • Luis Oliveira • Luciano • Jackson • Fulano • Leandro • Arlete • Iaci • Fernando • Juliana Celi • Fabiana • Cynthia • Carlos Henrique • Everton • Danielle • Paula • Shinsha • Luciana • Pantaneiro • Iaperi • Gabriela • Cristiana • Amanda • Talita • Saulo • Maria • Aline • Alex • Jessica • Sofia • Marta • Adamaris • Michele • Dani • Ana Cristina • Maurílio • Vanessa • Carlos • Ana Lúcia • Ariane • Amanda • Florival • Lenilson José • Fábio • Camila • Hugo Leonardo • Germano • Val • Marcia • Déborah • Carla Patricia • Eu • Ana • Luiz Antonio • Karinne • Cláudia • Nelis • Roberta • Ivo Emanuel • Aline • Arlete • Luciana • Sandra • Claudia • Plebeu • Mariana • Edna • Margareth • Eder • Daniele • Juliana • Elisa Regina • Celi • Tássio • Patricia • Miguel • Beatriz • Leda Simone • Josué Lima • Francisco • Valdirene • Paulo • Raso • Clarisse • Carlos • André • Laiz Aparecida • Chris • Priscilla • Alessandro • Carlos • Daniele • João Batista • Elisama • Rose • Jair Henrique • Eduardo • Luiz Felipe • Ana Cláudia • Roberta • Sibele • Regiane • Daniele • Marcos • Linda • Emily • Thiago • Fernanda • Marta • Maria Apararecida • Taty • Rodrigo • Isabela • Ana Paula • Christina • Daniel • Mara • Renata Karine • Tomas • Rafael • Raquel • Cristiano • Liadiane • Adriana • Iza Carmem • Fernanda Manuela • Afonso • Cleber • Gabriella • Débora • Antonio • Marcia • Socorro • F • Fernanda • Miltinho • Tatiana • Cybele • Roberta • Ana • Claudia • Lívia • Manoel • Ricardo • Pedro • Olívia • Cássio • Claude • Rita de Cássia • Stefanynita • Ghabriel • Maria Helena • Lu • Natália • Faby • Rogério • Valéria • Demi • Yahya • Maxuell • Paulo Fernando • Carolina • Marcos • Laerte • Sandra • Felipe • Ana Maria • Carlos • Alda • Joana • Silvia • Helena Aparecida • Christian • Kbça • Maria Angélica • Jéssica • Pri • Rafael • Thiago • Stanley • Gabriela • Raphael • Rachel • Lucia • Gabriel • Marco Aurélio • Karen • Rosana • Gal • Sergio • Florisvaldo • Vanessa • Rubens • José • Kelly • Pedro • Suely • Carlos • Wagner • Ana Cláudia • Claudete • Emília • Verônica • Vanessa Cristina • Yanis • Maria Heloísa • Ricardo Alexandre • Marie • Sinclair • Michelle • Guilherme • Tainá • Andreia • Gustavo • Léia • Carolina • Karina • Juliane • Carolina • Bruna • Tony • Rita de Cássia • Aline Naomi • Carolina • Natally • Valdete • Andreia • Claudia • Cris • Joana • Tomaz • Dora • Raquel • Marcelo • Eliana • Jonath • W Max • Cristina • Marina • Denise • Emília •

Cidades

São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Araxá • São Paulo • São Paulo • Viena • São Paulo • São Paulo • Niterói • São Paulo • Campinas • Santos • Balneário Camboriú • Caucaia • São Paulo • Niterói • Curitiba • Santo Antonio de Jesus • São Paulo • São Paulo • Cotia • Nova Friburgo • Maringá • Rio de Janeiro • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • São Paulo • Jaú • São Paulo • Rio de Janeiro • Maceió • Guarulhos • São Paulo • Santos • São Paulo • Bauru • São Paulo • Fortaleza • Ribeirão Preto • Gov. Valadares • Guarulhos • Formosa • São Paulo • Teresina • Guarulhos • Guarulhos • Coronel Fabriciano • Belo Horizonte • Embu Guaçu • Rio de Janeiro • Montes Claros • Campinas • Coronel Fabriciano • Goiânia • São Paulo • Santo André • Fortaleza • Americana • Santa Cruz do Capibaribe • Maringá • Lorena • Campo Grande • Jaú • Jundiaí • Lagoa da Confusão • Americana • Imperatriz • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Taguatinga • Mogi Guaçu • São Paulo • São Bernardo do Campo • Sumaré • São Paulo • São Paulo • Joinville • Santo André • Itajuba • Londrina • São Paulo • São Paulo • Guarulhos • São Paulo • Botucatu • Sorocaba • Paracatu • Apucarana • Aparecida • Brasília • Goiânia • Valença • Paraty • São Paulo • Lapa • Jataí • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Londrina • Brasília • Mococa • São Paulo • Leme • São Carlos • Rolândia • São Paulo • Campinas • São Paulo • Sorocaba • Araguari • Lagoas • Unaí • Itaquaquecetuba • Juiz de Fora • Santos • São Paulo • Florianópolis • Curitiba • Columbia • Mogi das Cruzes • São Paulo • São Luis • Governador Valadares • Barreiras • São Paulo • São Paulo • Jobatão dos Guararapes • São Paulo • Campinas • São Paulo • Manaus • Belo Horizonte • Santo Antônio do Pinhal • Santo André • Cascavel • Boa Vista do Incra • Curitiba • Rio de Janeiro • São Sebastião do Paraíso • Osasco • Ijui • Santo André • Taboão da Serra • Guaratinguetá • São Caetano do Sul • João Pessoa • Vinhedo • Brasília • São Paulo • São Bernardo do Campo • São Paulo • Chapecó • São Paulo • São Paulo • Conchas • Carapicuiba • Jacobina • Campinas • Icapuí • São Paulo • Diadema • Brasília • São Paulo • Dois Córregos • Recife • São Paulo • Ourinhos • Paranavaí • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • Genebra • São Bernardo do Campo • Rio de Janeiro • São Paulo • Ribeirão do Pinhal • Brasília • Vassouras • São José do Rio Preto • Niterói • São Paulo • Belo Horizonte • São Paulo • João Pinheiro • Niterói • São Paulo • Fortaleza • São Paulo • São José do Rio Preto • Brasília • São Vicente • Campinas • São Bernardo do Campo • Maceió • São Paulo • Santa Isabel • Vitória • São Paulo • Santos • Salvador • Assis • São Paulo • Teresina • São Bernardo do Campo • Rolim de Moura • Colombo • Jau • Curitiba • São Paulo • Guarulhos • Vitória • Gov. Valadares • São Paulo • Rio de Janeiro • Uberlândia • Ipatinga • Belo Horizonte • Rio de Janeiro • Ribeirão Preto • Foz do Iguaçu • Santa Cruz do Capibaribe • Assis • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Frutal • Ponta Grossa • São Paulo • Porto Real • Manaus • Santo André • São Paulo • Campinas • Taubaté • São Paulo • Diadema • São Paulo • Embu das Artes • Fortaleza • Brasília • São Paulo • São José dos Campos • São Paulo • Formosa • Rio de Janeiro • São Paulo • Guarujá • Arraias • Ipatinga • Cascavel • São Bernardo do Campo • Campinas • Santos • Fortaleza • Franca • Belo Horizonte • Salto • Palmas • Guarapari • Brasília • São Luis • São Paulo • Curitiba • Jundiaí • Diadema • São Paulo • Itapevi • São Paulo • Tatuí • Teresina • São Paulo • Natal • São Paulo • Palmas • São Paulo • Mossoró • Paraíba do Sul • São Paulo • Guarulhos • São José dos Campos • Suzano • Avaré • São Bernardo do Campo • Belém • São Paulo • Rio de Janeiro • Salvador • São Paulo • Guarulhos • Campo Largo • Guarulhos • Feira de Santana • Areiópolis • São Paulo • Cascavel • Juiz de Fora • Nova Viçosa • Rio de Janeiro • Cacoal • Curitiba • Planaltina • Itaquaquecetuba • São Paulo • São Paulo • Curitiba • São Paulo • São Paulo • Águas de São Pedro • São Paulo • Goiânia • Natal • Caieiras • Osasco • Bauru • Caraguatatuba • São Bernardo do Campo • Caçapava • Uberlândia • Vila Velha • São Paulo • Campinas • Cravinhos • São Paulo • Paracatu • São João da Boa Vista • Jaguaribe • São Paulo • Itaguaí • Marília • Nova Friburgo • Carapicuiba • São Paulo • Fortaleza • São Paulo • Rolândia • Ribeirão Preto • São Paulo • Accra • Santo André • Teixeira de Freitas • Rio de Janeiro • Campinas • Florianópolis • Manaus • Núcleo Bandeirantes • Dourados • Três Corações • São José dos Campos • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Santo André • São Paulo • Jundiaí • Foz do Iguaçu • Belém • Rio de Janeiro • São Paulo • Belo Horizonte • Ourinhos • Feira de Santana • Barueri • São Paulo • São Paulo • Osasco • Boituva • Fortaleza • Londrina • Paulista • São Paulo • Armação de Búzios • Fortaleza • São Paulo • São Paulo • Campinas • Aguaí • São José dos Campos • Itaquaquecetuba • São Paulo • Nova Friburgo • Rio de Janeiro • São Paulo • Aguaí • São Paulo • Santo Ângelo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Serrana • Unaí • São Paulo • Rio de Janeiro • São Paulo • São Paulo • Contas • São Paulo • Santos • São Paulo • Fortaleza • Rio de Janeiro • Paulínia • Santo André • São Caetano do Sul • São Paulo • São Paulo • Curitiba • São Paulo • Aguaí • Porto Seguro • São Paulo • Praia Grande • Descalvado • Apucarana • São Paulo • Curitiba • São Paulo • Itajubá • São Bernardo do Campo • São José do Rio Pardo • Jaguariúna • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Gama • São Paulo • Campinas • Vitória • Belo Horizonte • Luis Eduardo Magalhães • São Carlos • São Paulo • Campo Grande • Campo Grande • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Piracipaba • Jacareí • Uberaba • São Paulo • São Vicente • Rio Claro • São Paulo • Pirapozinho • Teresina • São Paulo • Campo Grande • São José dos Campos • Teresina • Belém • São Paulo • Jundiaí • Araraquara • São José dos Campos • São Paulo • Igarapava • São Paulo • São Paulo • São Lourenço do Oste • Araçatuba • São Paulo • Santo André • Pedreira • São Paulo • São Paulo • Belo Horizonte • Botucatu • Espigão do Oeste • Guarulhos • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • São Paulo • Caraguatatuba • Ponta Grossa • São Paulo • São Paulo • São Vicente • Campinas • Santo André • São Paulo • Florianópolis • Cel. Fabriciano • São Paulo • São Paulo • Guaratinguetá • Quatis • Campinas • São Paulo • Fortaleza • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Florianópolis • Boa Vista • São Paulo • Ribeirão Preto • São Paulo • São Paulo • Goiânia • Maceió • Maceió • Sorocaba • Vila Valério • Campinas • São Paulo • São Paulo • Estrela do Norte • Santos • São Paulo • Camaçari • New York • Volta Redonda • Goiânia • Carapicuiba • Chapecó • São Paulo • Salvador • Gov. Valadares • Porto Alegre • João Pessoa • Fortaleza • São Bernardo do Campo • Vazante • São Paulo • São Bernardo do Campo • Manaus • Araraquara • São Carlos • Catanduva • Taboão da Serra • São Paulo • Goiânia • São Paulo • São Paulo • Belo Horizonte • Brasília • Indianápolis • Brasília • São Paulo • São Paulo • Comodoro • Mogi das Cruzes • Gov. Valadares • Ribeirão Preto • São Paulo • Itapecerica da Serra • São Paulo • Carapicuiba • Alfenas • Fortaleza • São Paulo • Olinda • Diadema • Belo Horizonte • Santo André • Indaiatuba • Santa Helena de Goiás • Barueri • Belo Horizonte • Xambioá • Ibiporã • Lajeado • Palmas • São Paulo • Recife • Bauru • São Paulo • Goiânia • São Paulo • Jundiaí • Compo Limpo Paulista • Jaguaribe • Cândido Mota • Rio de Janeiro • Taboão da Serra • São Paulo • Machado • São Paulo • Jacobina • São Paulo • Diadema • Blumenau • Salvador • São Paulo • São Paulo • Guarulhos • Jabotão dos Guararapes • Santos • São José dos Campos • Avaré • Jales • Cruz das Almas • Natal • Curitiba • Rio de Janeiro • São Paulo • Brasília • Rio de Janeiro • Boquim • São Paulo • Americana • São Paulo • Americana • Salvador • São Paulo • São Paulo • Brasília • São Vicente • Maringá • Belo Horizonte • São Paulo • Porto Alegre • São Paulo • Vianápolis • Vitória • Rio de Janeiro • Jacareí • Dourado • São Paulo • Diadema • São Paulo • São Paulo • Recife • São Paulo • Rio de Janeiro • São Paulo • São Paulo • Curitiba • São José dos Campos • Belo Horizonte • Manaus • Araras • Barra do Garças • Pirangi • Manaus • São José dos Campos • São Paulo • Santos • Suzano • São Paulo • Ananindeua • Macapá • São Luis • São Paulo • Guarulhos • Cotia • Goiânia • Nova Iguaçú • São Paulo • São Paulo • Florianópolis • Paulínia • Macaé • Pindamonhagaba • Teófoli Otoni • Cabreúva • Indaiatuba • São Paulo • São Paulo • Yamanashi • São Bernardo do Campo • Bom Retiro • Vitória • Santo André • São Paulo • Recife • Fortaleza • Riachão • Americana • Belo Horizonte • Santos • Brasília • Rio de Janeiro • Teixeira de Freitas • Osasco • São Paulo • Ilha Solteira • São Paulo • Santo André • São Paulo • Praia Grande • Pirangi • Jaraguá do Sul • São Paulo • São Paulo • Uberlândia • Mossoró • São Paulo • Belo Horizonte • Aparecida do Taboado • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Santa Fé do Sul • Peruíbe • Assis • São Paulo • São Paulo • Pimenta Bueno • Goiânia • Pouso Alegre • Mauá • Santo Antonio de Jesus • Três Lagoas • São Paulo • Santos • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Contagem • São Paulo • Brasília • Campinas • Campinas • Aparecida de Goiânia • Curitiba • São Paulo • Curitiba • Salvador • Goiânia • São Paulo • Maceió • Ourinhos • Rio de Janeiro • Amsterdam • Manaus • Manaus • Barra Mansa • Assis • São Paulo • São Paulo • Brasília • Rio do Sul • Bom Jesus da Lapa • São Paulo • São Paulo • Santo André • São Paulo • Floresta Azul • São Paulo • Vitória • São Paulo • São Paulo • Aparecida • São Paulo • Navegantes • São Paulo • Campinas • São José dos Pinhais • Santos • Paracatu • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • Caruarú • Barueri • Fortaleza • Bela Vista de Goiás • São Paulo • Cambé • São Paulo • Santo André • São Paulo • São Paulo • Maceió • Apucaranã • Cafelândia • Franca • Amparo • Belo Horizonte • Rio de Janeiro • Areia Branca • Brasília • Cambará • Rio de Janeiro • São Paulo • São Paulo • São Miguel do Araguaia • São Paulo • Santos • Itaquá • São Paulo • São Bernardo do Campo • São Paulo • Itapema • Maringá • Rio de Janeiro • São Paulo • São Paulo • Taubaté • Suzano • Cabo Frio • Campo Mourão • Dracena • Porto Alegre • Guarabira • Rio de Janeiro • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Socorro • São Paulo • Campinas • Castro • Rio de Janeiro • Campinas • São Paulo • Londrina • Resende • Porto Alegre • Santo André • Itú • Maringá • Garanhuns • Poços de Caldas • Bauru • São Paulo • Brasília • Campinas • Pirassununga • São Paulo • Curitiba • São Paulo • Leçóis Paulista • Campinas • Monte Santo de Minas • Santo André • Bauru • Itapevi • São Paulo • Santo Antonio de Jesus • Belo Horizonte • Fernandópolis • São José dos Campos • Passos • Volta Redonda • Taubaté • Piracipacaba • Presidente Prudente • São Paulo • São Paulo • Uruguaiana • Uberlândia • São Paulo • Aparecida • Taubaté • São Paulo • São Paulo • Lapa • São Paulo • Curitiba • Uberlândia • Ilha Bela • Caldas • Taguatinga • São Paulo • Castro • São Paulo • Mococa • São Paulo • Rio de Janeiro • São Pedro do Aldeia • São Paulo • Rio de Janeiro • São Paulo • Curitiba • São Paulo • Teixeira de Freitas • Rio de Janeiro • Taboão da Serra • Cacoal • Belo Horizonte • Ourinhos • São Paulo • São Paulo • Tamboara • Taboão da Serra • Sertãozinho • Uberlândia • Rio de Janeiro • Pimenta Bueno • São Paulo • São José do Rio Preto • Fortaleza • Guarujá • Belém • São Paulo • Londrina • São Paulo • Sete Lagoas • Lavras • Bauru • São Paulo • Santo André • Campina Grande • Londrina • Rio de Janeiro • São Paulo • Recife • Lins • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Uruguaiana • São Paulo • São Paulo • Ribeirão Pires • Teresina • São Paulo • Danbury • Rio de Janeiro • Recife • São Paulo • São Paulo • Santa Bárbara d'Oeste • Ribeirão Pires • Mairiporã • Rio de Janeiro • São Paulo • São Paulo • Guarulhos • Codó • Curitiba • Natal • Mairiporã • Salvador • Bertioga • Umuarama • Uruguaiana • Vargem Grande do Sul • Camaçari • São Paulo • Curitiba • Balneário Camboriú • Santos • São Vicente • Santana • Contagem • São Paulo • Cordeirópolis • Jundiaí • São Paulo • Taubaté • São Paulo • Volta Redonda • São Paulo • Teresina • São Paulo • Maceió • Manaus • Ponta Grossa • Itaquaquecetuba • Volta Redonda • Florianópolis • Franca • Taboão da Serra • Rio Claro • São Paulo • Contagem • São Paulo • Teresina • Guarulhos • Vancouver • Itatiba • Arapongas • Kanagawa-Ken • Salvador • Guarulhos • Guarapuava • Poços de Caldas • Coronel Procópio • São José dos Campos • São Paulo • Taubaté • Jacareí • Taubaté • Aguaí • Sumé • São Paulo • Itaquaquecetuba • São Lourenço • Fartura • Campinas • São Paulo • Batatais • Sorocaba • Niterói • Mogi Mirim • Barra de São Francisco • São Paulo • Salvador • São Paulo • São Paulo • Londrina • Fortaleza • Belo Horizonte • São Luís • Volta Redonda • Curitiba • Londrina • Coronel Fabriciano • Guaratinguetá • Fartura • Pindamonhangaba • Västerås • São Paulo • São Manuel • Guaratinguetá • Belo Horizonte • Florianópolis • Recife • Rio de Janeiro • São João del Rey • São José dos Campos • São Paulo • São Paulo • Recife • Belém • Santos • Porto Alegre • Rio de Janeiro • Belém • São Paulo • Presidente Prudente • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Campinas • Rio de Janeiro • São Paulo • São Paulo • Maceió • Tauranga • Cotia • São Paulo • Ribeirão Preto • São Paulo • São Paulo • Funchal • Lins • São Paulo • Guarulhos • Uberaba • Brasília • São Paulo • Fortaleza • Americana • Jundiaí • Recife • Uberlândia • Rio de Janeiro • São Paulo • Arapongas • Fortaleza • Governador Valadares • São Paulo • Viena • São Paulo • Americana • Taboão da Serra • Araras • Macapá • Fortaleza • São Paulo • São Paulo • Aracajú • São Paulo • São Paulo • Joinville • Itajubá • São Paulo • Guarulhos • Maceió • Juazeiro • Uberaba • São Paulo • Rio de Janeiro • Santo André • Ilha Solteira • Barreiras • Santo André • São Paulo • São Carlos • Itajaí • Guaratinga • São Paulo • Barretos • Paraíba do Sul • São Paulo • Holambra • Mossoró • Itapuranga • Franca • Rio de Janeiro • Florianópolis • Pelotas • Carapicuiba • São Paulo • Santo André • Miguel Pereira • Linhares • Jandira • Osasco • Caxias do Sul • Muriaé • Pouso Alegre • São Paulo • Araraquara • Assis • Salvador • Osasco • Pesqueira • Capivari • Joaçaba • Volta Redonda • Severiano Melo • Monte Azul Paulista • Maringá • Campinas • Belo Horizonte • São Paulo • Campinas • São Paulo • Poá • Manaus • Aracaju • São Paulo • Jacareí • São Paulo • São Paulo • Jatai • Barueri • São Paulo • Sertãozinho • Ribeirão Preto • São Paulo • Nova Lima • Capinzal • Petrolina • Teresina • Luis Eduardo Magalhães • São Paulo • Rio de Janeiro • Bauru • Blumenau • Teresina • Campo Verde • Fortaleza • Belo Horizonte • Ilhéus • Bauru • São Bernardo do Campo • Mossoró • Recife • Santo André • Boquim • Avaré • Fortaleza • São Paulo • São Paulo • Dourados • São Miguel do Araguaia • Maringá • São Paulo • Valença • Itapeva • Manaus • São Paulo • Curitiba • Canela • Guaratinguetá • São Pedro do Aldeia • Imperatriz • Vitória • Itararé • Londrina • Getúlio Vargas • São Paulo • Recife • Hamburgo • São Paulo • Quixeré • Rio de Janeiro • São Bernardo do Campo • Santo André • São José dos Campos • Matão • Brasília • Bonito • São Paulo • São Paulo • Niterói • Cajazeiras • Santos • Ribeirão Preto • São Paulo • Barueri • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Caieiras • Porto Velho • São Paulo • São Paulo • Lagarto • Taboão da Serra • Guarujá • Taubaté • São Paulo • Curitiba • São Paulo • Curitiba • Brasília • São Paulo • Fortaleza • Mirassol • Salvador • Campinas • Goiânia • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • Londrina • São Paulo • São Paulo • Belo Horizonte • São Paulo • Americana • Resende • Fazenda Rio Grande • Ribeirão Pires • São Caetano do Sul • São Miguel do Iguaçu • Marabá • São Paulo • Belo Horizonte • Bauru • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Jaú • São Paulo • Beijing • João Pessoa • Jandira • Guarujá • Rio de Janeiro • Cabo Frio • São Paulo • Belo Horizonte • São Paulo • Campinas • Araçatuba • Arapongas • São Paulo • São Paulo • Ribeirão Preto • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Nova Odessa • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Joinville • Rio de Janeiro • Rio de Janeiro • São Paulo • Kani-Shi • Curitiba • Maceió • Costa Rica • São Paulo • Natal • Rio de Janeiro • São Paulo • Porto Alegre • São Lourenço • São Paulo • Porto Alegre • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Niterói • Jundiaí • Campinas • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Salvador • São Paulo • Salvador • São Paulo • Florianópolis • São Paulo • Campinas • São Paulo • Jandira • Assis • Rio de Janeiro • São Paulo • São Paulo • Embu • São José dos Campos • São Paulo • Belo Horizonte • Carapicuiba • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Salvador • São Paulo • Salvador • Porto Alegre • Taubaté • Fortaleza • São Paulo • São Paulo • Ribeirão Pires • São João da Boa Vista • Belém • Três Corações • Santos • Santos • Natal • São Paulo • AM • São Paulo • Rio de Janeiro • Curitiba • São Paulo • Caraguatatuba • Minaçu • São José dos Campos • Salvador • São Paulo • São Paulo • Riachão • São Paulo • João Pessoa • Itu • São Paulo • São Vicente • São Paulo • Goiânia • Feira de Santava • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • Recife • Recife • New York • São Paulo • São Paulo • Guaratinguetá • São Paulo • Araçatuba • São Paulo • São Paulo • Joçaba • Taguatinga • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • São José do Rio Preto • Natal • Natal • São Paulo • Recife • São Paulo • São Paulo • Taubaté • Teresópolis • Toritama • Jobotão dos Guararapes • Santo André • Belém • Ourinhos • Sidrolândia • Fortaleza • Campinas • Campinas • São Paulo • São Paulo • Salvador • Lorena • Recife • Brasília • Balneário Camboriu • Recife • Ribeirão Preto • São Bernardo do Campo • Santo André • Santos • São Paulo • Campinas • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • São Paulo • Buenos Aires • Catanduva • São Paulo • Curitiba • Goiânia • Jobotão dos Guararapes • Adamantina • São Paulo • Bauru • Miami • Valinhos • Porto Velho • São Paulo • São Paulo • Florianópolis • Campinas • Curitiba • Rio de Janeiro • São José do Rio Preto • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Caraguatatuba • Fortaleza • São Paulo • Interior • Guarujá • Goiânia • São Paulo • São Gonçalo • São Paulo • Curitiba • Teófilo Otoni • Goiânia • São Paulo • Assaí • Botucatu • São Paulo • Bauru • Framinghan • São Paulo • Manaus • Welligton • Campo Grande • São Paulo • San Rafael • São Paulo • São Paulo • Belo Horizonte • São Paulo • Lisboa • Tours • Natal • Amparo • Belo Horizonte • Ribeirão Preto • Primavera • Teresina • Rio de Janeiro • Santo André • Sydney • São Paulo • Monte Alto • Roma • Salvador • Itu • São Paulo • Fortaleza • São Paulo • São Paulo • Santo André • Santo André • Bonito • Brasília • Belo Horizonte • Guarujá • Araguari • Ribeirão Preto • Campo Largo • São Paulo • Chapecó • Praia • Londrina • Campinas • Belo Horizonte • Campinas • Ituiutaba • São Paulo • São Paulo • Santo André • Cascavel • Pitangui • Belo Horizonte • São Paulo • Riachão • Campinas • São Paulo • Campinas • São Paulo • Ribeirão Preto • Campinas • Belo Horizonte • Balneário Camboriu • Jau • São Paulo • São Paulo • Salvador • São Paulo • Jundiaí • Salvador • São Paulo • Lisboa • Belo Horizonte • Araras • Mossoró • Brasília • São Paulo • São Paulo • Divinópolis • Florianópolis • São José dos Campos • Suzano • Franca • Barueri • São Paulo • Londrina • Sorocaba • São Paulo • Rio de Janeiro • Taubaté • Florianópolis • Pedreira • Maringá • Campo Grande • Curitiba • Itatiba • São Paulo • Sorocaba • São Paulo • São Paulo • Pouso Alegre • Porto Alegre • São Vicente • Bauru • Santana do Parnaiba • Ilhéus • Guarujá • São Paulo • São Paulo • Belo Horizonte • Varginha • São Paulo • Recife • Belo Horizonte • São Paulo • Maceió • Pratania • Barueri • Pratania • Recife • São José dos Campos • São Paulo • Araraquara • São Paulo • São Paulo • Sorocaba • São Paulo • São Paulo • Niterói • Belo Horizonte • São Paulo • São Paulo • Novo Gama • São Paulo • Lorena • Vargem Grande Paulista • Rio de Janeiro • Santo André • Rio Claro • Bagé • Niterói • Serra • Campo Limpo Paulista • Brasília • Osasco • Itauçu • Passos • São Paulo • São Paulo • Itatiba • São Paulo • Vitória • São João da Boa Vista • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Campinas • Rio de Janeiro • Rio de Janeiro • São Paulo • São Bernardo do Campo • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • Jabotão dos Guararapes • Concencella • Presidente Prudente • Guarulhos • São Paulo • Caxambu • São Paulo • São Paulo • Maringá • Araxá • São Paulo • São Paulo • Porto Alegre • Ilhéus • Jundiaí • São Paulo • Praia Grande • São Paulo • Brasília • São Paulo • Pedreira • Barueri • Santos • São Paulo • São Paulo • Porto Alegre • Guarujá • São Paulo • São Paulo • Campinas • São Paulo • São Paulo • Contagem • São Paulo • Brasília • São Paulo • Santo André • Londrina • São Paulo • Porto Alegre • São Paulo • Goioere • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Macapá • São Paulo • Sorocaba • Santos • São Paulo • São Luis • Osasco • Curitiba • Campinas • São Paulo • Pedreira • São Paulo • Piracicaba • São Paulo • Ribeirão Preto • São Paulo • Unaí • Pelotas • Jundiaí • São Paulo • Campinas • São Luis • Brasília • São Caetano do Sul • Brasília • Brasília • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Fortaleza • São Paulo • Chapecó • Ribeirão Preto • Fortaleza • Pimenta Bueno • Barcelona • Campinas • São Paulo • São Paulo • Curitiba • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Osasco • Fortaleza • Registro • Manaus • Recife • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Fortaleza • Miami Beach • São Paulo • Lajedo • Rio de Janeiro • São José dos Campos • São Paulo • Camaçari • Uberlândia • Curitiba • Rio Pardo • Florianópolis • São Paulo • Santos • Campinas • São José dos Pinhais • São Miguel do Araguaia • São Paulo • Limeira • Salvador • Curitiba • São Paulo • Jundiaí • Diadema • São Paulo • Nova Esperança • Campo Grande • São Paulo • São José dos Campos • Santos • São Paulo • Santos • São Paulo • São Paulo • São Bernardo do Campo • Maceió • Ponta Grossa • Curitiba • Torrance • Curitiba • Espírito Santo do Pinhal • São Paulo • Manaus • São Paulo • Artur Nogueira • Ipatinga • São José dos Campos • São Paulo • Londrina • Jundiaí • Bauru • Londrina • Curitiba • Atibaia • São Paulo • Campinas • Curitiba • Ribeirão Preto • Ribeirão Pires • São Paulo • Taubaté • Campinas • Barueri • Jundiaí • São Paulo • São Paulo • Poços de Caldas • Goiânia • São Paulo • Santos • Santos • Fortaleza • Maceió • Manaus • Florianópolis • São Paulo • Fortaleza • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Campinas • Londrina • São João da Boa Vista • São Caetano do Sul • Florianópolis • São Paulo • Joinville • Uruguaiana • São Paulo • Rio de Janeiro • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • Brasília • São Paulo • São Paulo • Santo André • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • São Paulo • Belo Horizonte • Santos • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Três Corações • São Paulo • Belo Horizonte • São Paulo • Artur Nogueira • São Paulo • São Paulo • Guarujá • São Paulo • São Paulo • Guarujá • São Paulo • Los Angeles • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Curitiba • Capecoral • Foz de Iguaçu • São Luis • São Paulo • São Paulo • Pinheiros • São Paulo • Penápolis • Campo Grande • São Paulo • São José • Belo Horizonte • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Buenos Aires • Carapicuiba • Timbaúba • Balneário Camboriú • São Paulo • Recife • São José dos Campos • Tokio • Goiânia • Diadema • Belo Horizonte • Cristalina • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São José dos Campos • Rio de Janeiro • São Paulo • Natal • Salvador • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Campinas • Guarujá • São Paulo • Rio de Janeiro • Roma • Salvador • Bragança Paulista • São Paulo • São Paulo • Varginha • Rio de Janeiro • Rio de Janeiro • Porto Alegre • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Vitória • São Paulo • Mococa • São Paulo • São Paulo • Simões Filho • São Paulo • Rondonópolis • Duque de Caxias • Maringá • Campinas • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Guarabira • Brasília • Belo Horizonte • São Paulo • São Paulo • Bonito • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Iguai • Taubaté • Salvador • Salvador • Guarulhos • Salvador • São Mateus • Figueria da Foz • Artur Nogueira • São Paulo • Brasília • São João del Rey • Ibitinga • Vitória • Ibitinga • São Paulo • Bragança Paulista • São Paulo • Recife • São Paulo • São Paulo • Recife • Rio de Janeiro • São Paulo • São Paulo • New York • São Paulo • Rio de Janeiro • São Paulo • Rio de Janeiro • São Paulo • Buenos Aires • Campinas • Rio de Janeiro • Curitiba • Belo Horizonte • Oslo • Angra dos Reis • Itai • Petrolina • Rio de Janeiro • Limeira • São Paulo • Juazeiro • Ciudad • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Mendoza • Sao Paulo • São Paulo • SaoPaulo • Buenos Aires • Buenos Aires • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • Ciudad Habana • Buenos Aires • Buenos Aires • Recife • Buenos Aires • Vitória • Belo Horizonte • Natal • Lomas del Mirador • Buenos Aires • Feira de santana • Rio de Janeiro • São Paulo • Mendoza • São Paulo • Rio de Janeiro • São Paulo • Buenos Aires • Buenos Aires • Buenos Aires • Uberlândia • São Paulo • Buenos Aires • São Caetano do Sul • Rosario • Rio de Janeiro • Buenos Aires • São Paulo • São Paulo • Sorocaba • Rio de Janeiro • São Bernardo do Campo • São Paulo • R. de Jacuipe • São Paulo • Campinas • João Pessoa • São Paulo • Cordoba • Haedo • São Paulo • Rio de Janeiro • Goiânia • Arujá • Vitória • São Paulo • Itu • Nova Andradina • Campinas • Londrina • Belém • Natal • Campinas • Joinville • Itativa • Maceió • São Paulo • Vilhena • Limeira • São Paulo • São Paulo • Campinas • Cambuí • Rio de Janeiro • São Paulo • Maceió • São Paulo • Guarulhos • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Niterói • Toledo • Guarulhos • Recife • Pirapózinho • São Paulo • Araguaína • São Paulo • Salvador • Itapetininga • São Paulo • Curitiba • Belo Horizonte • Fortaleza • Taquaritinga • São Paulo • São Paulo • Itapetininga • São Bernardo do Campo • Santo André • Manaus • São Paulo • Curitiba • São Paulo • Brasília • Santo André • Registro • Cubatão • P.J.C. • Manaus • São Paulo • São Paulo • Taubaté • Ponta Porã • Guarulhos • São Paulo • Diadema • São Paulo • São Luís • São Paulo • São Paulo • Belo Horizonte • Salvador • Salvador • São Paulo • Porto Alegre • Leme • Cubatão • Três Corações • Palmas • Jacuí • São Paulo • São Luís • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Paulista • São Paulo • Belo Horizonte • Carapicuiba • São Paulo • Foz do Iguaçú • Ariquemes • Sete Lagoas • Montes Claros • João Pessoa • Natal • Santos • Recife • São Paulo • Sorocaba • Fortaleza • Pedreira • Pirassununga • São João da Boa Vista • Rio de Janeiro • São Paulo • Itaquirai • Barueri • São Paulo • Fortaleza • Apucarana • São Paulo • Jundiaí • Jacareí • Teresina • Araraquara • São Paulo • Araraquara • Taguaí • São Paulo • São Paulo • Riachão • Arapoti • São Paulo • Taboão da Serra • São Paulo • Bom Jesus do Itabapoana • São Paulo • Rio Claro • Candeias • Lajeado • Itajubá • Macaé • Santos • Campinas • São Paulo • Jau • Brasília • Rio Claro • Bologna • São Paulo • Recife • João Pessoa • Gravataí • Rio de Janeiro • São Paulo • Palmas • São Paulo • Caçapava • Rio de Janeiro • Jardinópolis • Niterói • Pindamonhangaba • São Paulo • São Paulo • Curitiba • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • São Paulo • Jundiaí • Curitiba • Capivari • Rio de Janeiro • São Paulo • São José dos Pinhais • São Paulo • Manaus • Macapá • Rio de Janeiro • São Paulo • Rio Branco • Caldas Novas • Fortaleza • Rio de Janeiro • São Bernardo do Campo • Natal • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • Rio de Janeiro • São Paulo • São Luís • Mendoza • Campinas • Natal • Mossoró • Rio de Janeiro • Teresina • São Paulo • São Paulo • Belo Horizonte • Manaus • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Rio Claro • São Paulo • São José dos Campos • São Paulo • São Bernardo do Campo • Piunhi • Porto Feliz • Porto Alegre • Natal • Niterói • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Várzea Grande • Santos • Caxias do Sul • Guarulhos • Goiânia • Brasília • São Paulo • São Paulo • Palmas • JacareÌ • São José do Rio Preto • Goiânia • São Paulo • Belo Horizonte • Brasília • São Paulo • São Paulo • Jataí • São Paulo • Natal • Salvador • pinhais • Salvador • São Paulo • Salvador • Mogi Mirim • São Paulo • Jundiaí • Cruzeiro • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Fortaleza • Bauru • Campo Grande • Navegantes • Uberlândia • Cruzeiro • Jaciara • São Paulo • São Luís • São Paulo • Rio de Janeiro • Serrana • Teixeira de Freitas • São Paulo • Petrópolis • São Paulo • Campinas • São Paulo • Mombuca • Campinas • Belo Horizonte • São Roque • São Caetano do Sul • Jundiaí • Rio de Janeiro • São Paulo • Taboão da Serra • Governador Valadares • Rio Verde • São Paulo • São Paulo • Manaus • São Paulo • Bauru • São Paulo • Campinas • São Bernardo do Campo • São Paulo • São Paulo • Barra Mansa • Recife • São Paulo • Mococa • Rio de Janeiro • Lins • São Paulo • Belo Horizonte • Indaiatuba • Campina Grande • Lavras • Guarulhos • São Paulo • São José dos Campos • Três Pontas • Louveira • Carapicuiba • São Paulo • Cuiabá • São Paulo • Feira de Santana • Rio de Janeiro • Fortaleza • Belo Horizonte • Rio de Janeiro • São Paulo • Brasília • Rio de Janeiro • São Paulo • Niterói • Lins • Rio de Janeiro • Goiânia • Campinas • São Paulo • Santos • Belo Horizonte • São Bernardo do Campo • Salvador • Arcoverde • Miguel Pereira • São Paulo • Florianópolis • Rio de Janeiro • Macapá • Curitiba • Goiânia • São Paulo • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Rio de Janeiro • Campos dos Jordão • Mogi Mirim • Florianópolis • Campinas • São Paulo • Mauá • Salvador • São Paulo • São Paulo • São Paulo • Teresina • Canguaretama • São Paulo • Brasília • Palmas • São Bernardo do Campo • Passos • São Paulo • Rio de Janeiro • Franca • São Paulo • Rio de Janeiro • Passos • Natal • São Paulo • São Paulo • São José dos Campos • São Paulo • Bragança Paulista • Praia Grande • São Paulo • Belo Horizonte • Maringá • Guarulhos • São Paulo • São Paulo • Cachoeiro de Itapemirim • São Paulo • Londrina • Jaboticabal • Goiânia • Gravataí • Santo André • Santos • Campinas • Campinas • Campinas •

Anterior
Anterior

O Seu Caminho